Os GCMs passaram por curso teórico e prático de cerca de 600 horas, com duração de 90 dias.
Foto: Divulgação / Prefeitura de Guarujá
Da redação
33 novos agentes reforçam, a partir desta quinta-feira (18), a corporação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá. Essa é a 7° turma e eles se formaram na última terça-feira (16), no Teatro Municipal Procópio Ferreira.
Houve homenagens aos instrutores, colaboradores e parceiros que contribuíram para a formação. Os agentes foram surpreendidos com vídeos de agradecimento dos familiares. E o ponto alto da noite foi a entrega dos brasões da GCM, no qual padrinhos e familiares afixaram o emblema no uniforme dos novos gcms.
Curso Intensivo
O curso teórico e prático teve carga horária de cerca de 600 horas, com duração de 90 dias. O Curso Intensivo de Formação, Treinamento e Capacitação Física (CIFTCF) de Guardas Civis Municipais tem base na matriz curricular, elaborada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) – órgão vinculado ao atual Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Já as disciplinas e assuntos abordados foram diversificados, a fim de oferecer aos profissionais uma visão ampliada, sistêmica e interdisciplinar de segurança pública. As atividades envolveram aulas expositivas, debates, dinâmicas, atividades práticas, simulados, entre outras ações. O curso é ministrado por instrutores da própria corporação, além de autoridades e profissionais de destaque na área de Segurança Pública.
Guarda Municipal
Conforme a Prefeitura, nos últimos anos, a GCM ampliou o seu efetivo com o reforço de 108 agentes, totalizando 376 guardas municipais. Regulamentou o uso de arma de fogo para corporação (Decreto 12.381/2017) com sua efetiva implementação. Atualmente, Guarujá é referência em capacitação de GCMs, a partir da Coordenadoria de Ensino, Inovação e Pesquisa (Ceip), além de requalificar o próprio efetivo, ministrar cursos para as GCMs de Santos, Mairiporã e a primeira turma de guardas civis de Cubatão.