PUBLICIDADE

Região / Polícia

Onda de violência: Após atentados contra policiais, SSP anuncia reforço da Rota no litoral

No total, três agentes de segurança foram atacados entre sexta-feira (8) e domingo (10). Um deles morreu e os outros dois estão internados. Desde janeiro, oito PMs foram mortos, sendo sete inativos.

 

 

Foto: Reprodução

 Por Vinícius Farias 

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que reforçou o número de policiais da equipe de Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota), na Baixada Santista, devido à onda de violência no último fim de semana, onde um policial e uma jovem morreram. No total, três agentes de segurança foram atacados entre sexta-feira (8) e domingo (10). Um deles morreu e os outros dois estão internados. Desde janeiro, oito PMs foram mortos, sendo sete inativos. Outros 14 agentes ficaram feridos. Desses, nove foram em serviço, quatro em folga e um inativo.

Segundo o órgão, o reforço vem para somar com as demais viaturas da Operação Impacto, equipes de inteligência, da Polícia Civil e do setor PM Vítima. Eles tem o intuito de identificar e prender os criminosos que praticaram os atentados contra os policiais.

Morte enquanto varria a rua 

Vídeo: Reprodução 

O sargento aposentado, Gerson Antunes Lima, de 55 anos, foi morto enquanto varria a rua onde morava, na Avenida Juarez Távora, no bairro Cidade Náutica. O caso ocorreu na sexta-feira (8), por volta de 16h15. Nas imagens é possível ver o momento em que os bandidos chegam e executam a vítima. (veja o vídeo acima) 

Segundo a SSP, os policiais militares que atenderam a ocorrência ouviram de testemunhas que os dois criminosos estavam em uma BIZ e uma CG, quando dispararam contra o policial que estava com trajes civis. O sargento chegou a ser socorrido no Pronto Socorro Vicentino, mas não resistiu aos ferimentos.

Gerson estava inativo desde 2019 e a última unidade que atuou foi na 1ª CIA do 45º BPM/I. O caso foi registrado na Delegacia Sede de São Vicente. 

Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução

Tiroteio na Zona Noroeste 

 

Foto: Arquivo Pessoal / Reprodução

Em busca de capturar os bandidos que atiraram contra o sargento aposentado, policiais do Baep realizavam patrulhamento, no bairro Castelo, na Zona Noroeste de Santos, quando um marginal de bicicleta atirou contra a viatura, que se aproximava da comunidade. Um soldado foi atingido no ombro. Durante o tiroteio, três pessoas ficaram feridas. Todas elas foram socorridas à UPA Vila Noroeste, mas Yasmin Isabel Alves do Carmo, de 22 anos, que foi baleada na cabeça, não resistiu aos ferimentos. As outras vítimas, dois homens de 47 e 64 anos, foram atingidas nas pernas. O soldado baleado foi internado na Santa Casa de Santos e permanece em observação. Yasmin deixou três filhos. 

De acordo com a SSP, durante diligências no local, os PM ‘s encontraram uma quantia de drogas e uma arma 9mm. O bandido que iniciou o tiroteio fugiu. 

O caso foi registrado como homicídio, tentativa de homicídio, tráfico de entorpecentes e lesão corporal na Central de Polícia Judiciário de Santos. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil. 

Tentativa homicídio na frente da filha

 

Foto: Reprodução

No sábado (9), um policial militar, de 46 anos, sofreu uma tentativa de homicídio, também na Cidade Náutica, em São Vicente. O caso ocorreu na Rua Wenceslau Brás, por volta de 21h.  De acordo com a apuração, a vítima foi atingida na frente da própria casa, onde estava com a filha de 13 anos. 

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o agente foi atingido na perna, glúteo e tórax. A vítima foi socorrida e levada para o Hospital do Vicentino, onde passou por cirurgia e permanece internada.

De acordo com a Prefeitura de São Vicente, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado para atender esta ocorrência, mas chegando ao local, foi constatado que o policial já havia sido levado para o hospital em uma viatura da Polícia Militar (PM).

Ainda de acordo com a SSP, foi realizada perícia no local, onde foram apreendidos estojos vazios e munições de calibres 380 e .40. A arma de fogo do policial também foi apreendida.

O caso foi registrado como tentativa de homicídio pela Delegacia de São Vicente. A Deic de Santos realiza diligências para esclarecer todas as circunstâncias do caso e prender os autores do crime.Â