PUBLICIDADE

Regi√£o / Sa√ļde

Bertioga é mais uma cidade da Baixada Santista a anunciar plano de vacinação

Da Redação

Bertioga é a quarta cidade da Baixada Santista a anunciar um Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, juntando-se a Santos, Cubatão, Guarujá e São Vicente. Segundo o que foi divulgado pela Prefeitura na noite de terça-feira (12), a ação seguirá o calendário divulgado no Plano Estadual de Imunização (PEI), com início previsto para o dia 25 de janeiro. A data depende de confirmação do Governo do Estado, responsável pelo envio de doses aos municípios.

Seguindo o cronograma estadual, o p√ļblico-alvo nesta primeira etapa em Bertioga ser√° de 9.389 pessoas, sendo 1.591 profissionais da sa√ļde e 7.798 idosos, que ser√£o imunizados de forma escalonada conforme a idade, a partir de 08 de fevereiro. (confira no calend√°rio abaixo).

“Enquanto aguarda a libera√ß√£o e o envio da vacina, Bertioga j√° est√° preparada para a imuniza√ß√£o da popula√ß√£o. A vacina contra a Covid-19 traz esperan√ßa para a preserva√ß√£o de milhares de vidas e para uma retomada mais segura da economia”, afirmou o prefeito Caio Matheus na noite de ter√ßa, durante transmiss√£o ao vivo nas redes sociais.

Em Bertioga, a imuniza√ß√£o acontecer√° nas Unidades B√°sicas de Sa√ļde e de Estrat√©gia de Sa√ļde da Fam√≠lia. O atendimento ser√° realizado de segunda a sexta-feira, das 9 √†s 16 horas. Ao todo, 98 profissionais estar√£o envolvidos na campanha.

Para intensificar a imuniza√ß√£o, a a√ß√£o ter√° um posto volante que percorrer√° os bairros que n√£o contam com unidade de sa√ļde. O cronograma prev√™ ainda a realiza√ß√£o de um dia “D” de vacina√ß√£o, em um s√°bado, com data a definir.

Nesta quarta-feira (13), t√©cnicos da Secretaria de Sa√ļde do Munic√≠pio participar√£o de videoconfer√™ncia com o Grupo de Vigil√Ęncia Epidemiol√≥gica da Baixada Santista para tratar sobre o Plano de Vacina√ß√£o contra a Covid-19 em n√≠vel regional.

Acamados
Para a vacina√ß√£o dos idosos acamados ser√° necess√°rio entrar em contato por telefone com a Unidade de Sa√ļde onde o mesmo j√° √© atendido para realizar o agendamento e aguardar posterior contato da Vigil√Ęncia Epidemiol√≥gica.

Sobre a vacina
A vacina que será aplicada é a CoronaVac, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, ligado ao Governo do Estado. A aplicação é feita em duas doses, com intervalo de 21 dias.

De acordo com o Butantan e o Governo de S√£o Paulo a vacina contra o coronav√≠rus obteve 50,38% de efic√°cia global no estudo cl√≠nico desenvolvido no Brasil, al√©m de prote√ß√£o de 78% em casos leves e 100% contra casos moderados e graves da Covid-19. Todos os √≠ndices s√£o superiores ao patamar de 50% exigido pela Organiza√ß√£o Mundial de Sa√ļde (OMS).

Veja o calendário de vacinação:

Trabalhadores da sa√ļde
25/01 РInício da aplicação da primeira dose
15/02 РInício da aplicação da segunda dose

Pessoas com 75 anos ou mais
08/02 РInício da aplicação da primeira dose
01/03 РInício da aplicação da segunda dose

Pessoas com idade entre 70 e 74 anos
15/02 РInício da aplicação da primeira dose
08/03- Início da aplicação da segunda dose

Pessoas com idade entre 65 e 69 anos
22/02 РInício da aplicação da primeira dose
15/03 РInício da aplicação da segunda dose

Pessoas com idade entre 60 e 64 anos
1¬ļ/03 – In√≠cio da aplica√ß√£o da primeira dose
22/03 РInício da aplicação da segunda dose

Foto da capa: Reuters via Agência Brasil