PUBLICIDADE

Regi√£o / Sa√ļde

Guardas municipais de S√£o Vicente doam sangue na Santa Casa

Da Redação

A Guarda Civil Municipal de São Vicente (GCM) cumpriu uma missão especial nesta quinta-feira (22) e deslocou parte do pelotão para a Santa Casa da Misericórdia de Santos, onde 10 guardas doaram sangue.

O reflexo da pandemia e do inverno fez os n√ļmeros de doa√ß√Ķes ca√≠rem nos √ļltimos meses. Por conta disso, a GCM decidiu promover uma a√ß√£o coletiva, envolvendo todos os integrantes da corpora√ß√£o.

‚ÄúPor conta da pandemia e do baixo n√ļmero de doadores no inverno, decidimos prestar esse apoio ao pr√≥ximo. Estamos programando para que o efetivo completo venha e realize esse ato humanizado. Esta √© a primeira a√ß√£o, mas pretendemos dar continuidade dentro da corpora√ß√£o, j√° que nossa miss√£o tamb√©m √© ajudar as pessoas e salvar vidas‚ÄĚ, explicou Rubens Goes, comandante em exerc√≠cio da Guarda Civil Municipal de S√£o Vicente.

Dez guardas de diversas equipes da corporação, como a GCM Ambiental, o ROMU, a ROTAM, o patrulhamento convencional e o Canil da GCM, estiveram presentes. A quantidade de guardas foi limitada para respeitar os protocolos sanitários e evitar aglomeração.

Neste momento, √© necess√°rio que a popula√ß√£o tenha a conscientiza√ß√£o de que doar sangue salva vidas. A doa√ß√£o de uma pessoa pode beneficiar outras quatro.cNa Santa Casa de Santos, o banco de sangue funciona de segunda a sexta-feira, das 7h √†s 16h, e aos s√°bados, das 7h √†s 11h. √Č necess√°rio levar apenas o RG. Evitando aglomera√ß√Ķes, as doa√ß√Ķes devem ser agendadas pelo telefone (13) 3202-0600 (ramal 1414).

Confira os requisitos para doar 

A doa√ß√£o de sangue √© um ato altru√≠sta, volunt√°rio e n√£o remunerado, contudo deve ser feito com muita responsabilidade. Antes de doar, o candidato vai passar por uma avalia√ß√£o que tem por objetivo proteger a sua sa√ļde e a dos pacientes que necessitam de sua contribui√ß√£o para sobreviver.

-Estar em bom estado de sa√ļde;

-Estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas √ļltimas 24 horas);

-Estar alimentado (Aguardar duas horas após o almoço e uma hora após o lanche, evitando alimentos gordurosos);

Ter entre 18 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos;

-Menores (16 e 17 anos) podem doar com autorização do responsável legal.

Vacinas

O Minist√©rio da Sa√ļde divulgou um informe t√©cnico atualizando os prazos de doa√ß√£o de sangue para as pessoas que foram imunizadas contra a Covid-19.

Coronavac Рdois dias após cada dose;
AstraZeneca РSete dias após cada dose;
Pfizer РSete dias após cada dose;
Janssen РSete dias após cada dose;
Sputnik V РSete dias após cada dose;
Covaxin Рdois dias após cada dose;
Vacina da moderna РSete dias após cada dose.

Quem estiver com suspeita de Covid-19 ou tiver se recuperado recentemente, √© necess√°rio aguardar 15 dias ap√≥s a manifesta√ß√£o dos sintomas. Destaca-se que estas informa√ß√Ķes ser√£o atualizadas conforme o surgimento de novas evid√™ncias cient√≠ficas.

Foto: Divulgação/PMSV