PUBLICIDADE

Regi√£o / Sa√ļde

Guaruj√° inicia busca ativa de faltantes da segunda dose da vacina contra Covid-19

Da Redação

Guaruj√° deu in√≠cio √† busca ativa dos faltantes da segunda dose da vacina contra a covid-19. O objetivo √© localizar os mun√≠cipes que j√° deveriam ter retornado aos postos de sa√ļde para completar o ciclo vacinal. S√£o 4.050 nessa situa√ß√£o. Para facilitar a log√≠stica, cada Unidade de Sa√ļde da Fam√≠lia (Usafa) ou Unidade B√°sica de Sa√ļde (UBS) fica respons√°vel por contatar os faltantes da sua regi√£o.

Na iniciativa, os agentes comunit√°rios de sa√ļde realizam uma visita casa a casa, verificam o porqu√™ do atraso, orientam sobre a import√Ęncia das duas doses para a imuniza√ß√£o plena e instruem o mun√≠cipe a ir ao posto de vacina√ß√£o mais pr√≥ximo.

As segundas doses passaram a ser aplicadas apenas nas Unidades B√°sicas de Sa√ļde (UBSs) Morrinhos e Pae Car√° e Unidades de Sa√ļde da Fam√≠lia (Usafas) Perequ√™, Las Palmas e Boa Esperan√ßa. Elas funcionam das 9 √†s 15 horas.

Todas elas contam com os imunizantes CoronaVac e Astrazeneca/Oxford/Fiocruz, os √ļnicos que j√° t√™m p√ļblico apto a receber a segunda dose.

Amanhã é 23

Guaruj√° vacina a popula√ß√£o de 23 anos ou mais a partir desta ter√ßa-feira (27). S√£o esperadas 4.300 pessoas dentro dessa faixa et√°ria no Gin√°sio Guaib√™ (Avenida Santos Dumont, 420 ‚Äď Santo Ant√īnio). Esta √© mais uma antecipa√ß√£o promovida pelo Munic√≠pio em rela√ß√£o ao calend√°rio do Plano Estadual de Imuniza√ß√£o (PEI), que previa a inclus√£o desse p√ļblico-alvo apenas entre 5 e 20 de agosto.

Para garantir a vacina, basta apresentar um documento com foto, CPF e comprovante de residência na Cidade. Quem se enquadra em grupos prioritários e ainda não está dentro da faixa etária a ser atendida, deve estar munido também de documentação comprobatória, de acordo com sua condição.

O Gin√°sio Guaib√™ (Avenida Santos Dumont, 420 ‚Äď Santo Ant√īnio) √© exclusivo para o atendimento das primeiras doses. Tamb√©m por conta da entrada dos mais jovens no p√ļblico-alvo, o posto recebeu um hor√°rio alternativo para vacina√ß√£o. Todas as segundas e quintas-feiras, o funcionamento dele √© das 13 √†s 19 horas. Nas ter√ßas, quartas e sextas, fica aberto igual aos demais postos, das 9 √†s 15 horas.

Cadastro prévio

O cadastro prévio no site oficial do Governo do Estado (https://www.vacinaja.sp.gov.br/) é fundamental para agilizar o atendimento na hora da imunização.

A inscrição pode ser feita pelo próprio candidato à imunização ou por algum familiar. Completar o passo a passo e levar o formulário devidamente preenchido diminui consideravelmente o tempo de atendimento no posto de vacinação desde a chegada até o momento de sair de lá com a vacina no braço e o comprovante nas mãos.

Foto: Diego Marchi/PMG