PUBLICIDADE

Região / Saúde

Guarujá inicia nesta terça (30) a vacinação de idosos a partir de 68 anos

Da Redação

Guarujá iniciou para esta terça-feira (30) mais uma faixa etária na campanha de vacinação contra a Covid-19. É a vez dos idosos que têm 68 anos se dirigirem aos postos e garantirem a primeira dose do imunizante, o que estava previsto para ocorrer apenas no dia 5 de abril, de acordo com o calendário do governo do Estado. São esperadas ao menos 2.000 pessoas dentro desse grupo.

Segundo a Prefeitura, isso ocorre graças à ampla cobertura de imunização nos demais grupos – a maioria já ultrapassou 100% do público esperado –, a atual disponibilidade de vacinas para a primeira dose e a chegada de um novo quantitativo vindo do governo estadual, que deve ocorrer até o fim desta semana.

Guarujá segue com dois postos de vacinação. O Ginásio do Guaibê, com funcionamento das 8 às 16 horas para quem preferir ser vacinado dentro do espaço; e das 9 às 15 horas, no sistema drive thru. Nesta semana, em razão do feriadão, o atendimento será até quarta-feira.

Além do Guaibê, o município conta com um posto volante montado na Coordenadoria da Guarda Civil Municipal (GCM), no Distrito de Vicente de Carvalho (Rua Cunhambebe, 500, no Jardim Cunhambebe). Ele funciona das 8 às 14 horas, também de segunda a quarta-feira, excepcionalmente nesta semana, apenas com sala de vacinas.

Para garantir a dose, basta o munícipe comparecer munido de um documento com foto e comprovante de residência, se for primeira dose. Caso seja a segunda, também é preciso apresentar o cartão de vacinação.

Cadastro prévio
É recomendado, mas não obrigatório, o cadastro no site do Vacina Já, do Governo do Estado (https://www.vacinaja.sp.gov.br/). A realização do pré-cadastro não garante preferência no momento da imunização, mas agiliza o processo de preenchimento dos dados antes da vacinação, economizando 90% do tempo. Imprimir a ficha e levá-la ao posto deixa o atendimento ainda mais rápido.

O cadastro pode ser realizado pelo próprio candidato à imunização ou por algum familiar.

Demais faixas etárias e segunda dose
Mesmo com a ampliação da faixa etária, os demais grupos que já estão em processo de imunização e que, porventura, ainda não tenham se dirigido aos postos devem fazê-lo. São eles idosos com 69 anos ou mais, além de profissionais e trabalhadores de saúde.

Também continuam a ser aplicadas as segundas doses nos grupos prioritários. É preciso ficar atento à data descrita na ficha de vacinação para retornar a um dos dois postos de vacinação.

Foto da capa: Divulgação/Diego Marchi – Prefeitura de Guarujá