PUBLICIDADE

Regi√£o / Sa√ļde

Guaruj√° tem Dia ‚ÄúD‚ÄĚ de multivacina√ß√£o e a√ß√Ķes voltadas ao Outubro Rosa no fim de semana

As Usafas far√£o exames, avalia√ß√£o, solicita√ß√Ķes de mamografia, coleta de preventivo e multivacina√ß√£o. UBSs focar√£o em doses de vacina em atraso.

 

Foto: Hélder Lima

Da redação

A Prefeitura de Guaruj√°, por meio da Secretaria Municipal de Sa√ļde (Sesau), vai promover neste s√°bado (28) um Dia ‚ÄúD‚ÄĚ de multivacina√ß√£o e diversos atendimentos voltados √† sa√ļde da mulher, como parte da programa√ß√£o da Campanha Outubro Rosa. Ao todo, 20 postos estar√£o abertos.

Segundo a administra√ß√£o municipal, as unidades de sa√ļde da fam√≠lia (Usafas) realizar√£o exames, avalia√ß√Ķes e solicita√ß√Ķes de mamografia; al√©m da coleta de preventivo e, tamb√©m, multivacina√ß√£o. Ser√£o atendidas as pacientes j√° agendadas e que possuem encaminhamento (importante levar o √ļltimo exame de mamografia). Quanto √†s solicita√ß√Ķes de preventivo, a demanda ser√° livre. Os servi√ßos nas Usafas t√™m o apoio da Universidade de Ribeiro Preto (Unaerp) ‚Äď Campus Guaruj√°, com a participa√ß√£o dos alunos de Medicina.

J√° as Unidades B√°sicas de Sa√ļde (UBSs), estar√£o focadas para a aplica√ß√£o de vacinas, dentro da campanha de multivacina√ß√£o, visando atingir os mun√≠cipes que se encontram com doses em atraso. Tanto nas Usafas como nas UBSs, o hor√°rio de funcionamento √† popula√ß√£o ser√° das 8 √†s 17 horas. Todas as unidades v√£o oferecer testes r√°pidos para s√≠filis.

De acordo com a prefeitura, para facilitar o acesso da população, às terças e quintas-feiras, até o final deste mês, as Usafas seguem com horário ampliado. O atendimento nessas unidades funciona até às 20 horas.

Multivacinação

Devem se vacinar crianças e adolescentes, de 0 a 15 anos, que tenham doses em atraso, principalmente as de 0 a 5 anos. Além disso, adultos e demais faixas etárias que ainda não se imunizaram contra a covid-19 e influenza.

√Č necess√°rio levar carteirinha de vacina√ß√£o, Cart√£o SUS e documento com foto. Nos locais, os mun√≠cipes t√™m acesso a doses contra sarampo, caxumba, rub√©ola, tuberculose, pneumonia, meningite, difteria, t√©tano, coqueluche, poliomielite, hepatite B, entre outras.

A Campanha de Multivacinação em Guarujá começou em 30 de setembro e segue até o dia 31 deste mês. De segunda a sexta-feira, às UBSs e Usafas atendem à população, das 9 às 15 horas.

Veja os pontos de vacinação disponíveis:

· UBS Vila Baiana (Rua Vereador Orlando Falcão, 172)

· UBS Pae Cará (Avenida São João, 155)

¬∑ UBS Morrinhos (Complexo Rafael Rodrigues, s/n¬ļ)

¬∑ UBS Vila Alice (Rua Rio Grande do Sul, s/n¬ļ)

¬∑ UBS Pernambuco (Rua das Samambaias, s/n¬ļ)

· U.S. Santa Rosa (Avenida Manoel da Cruz Michael, 387)

· Usafa Vila Rã (Rua Maria Geralda Valadão, 1.114)

¬∑ Usafa Vila Edna (Avenida Prefeito Raphael Vitiello, s/n¬ļ)

¬∑ Usafa Cidade Atl√Ęntica (Avenida Atl√Ęntica, 1.070)

· Usafa Perequê (Rua Rio Branco, 235)

¬∑ Usafa Santa Cruz dos Navegantes (Rua Ant√īnio Pinto Rodrigues, s/n¬ļ)

· Usafa Jardim dos Pássaros (Rua Rouxinol, 25)

¬∑ Usafa Jardim Las Palmas (Rua Jos√© Alves de Oliveira, s/n¬ļ)

¬∑ Usafa Doutor David Capistrano (Rua Paulo Agostinho da Silva, s/n¬ļ)

¬∑ Usafa Vila √Āurea (Avenida Francisco de Castro, s/n¬ļ)

· Usafa Jardim Boa Esperança (Avenida Adriano Dias dos Santos, 533)

¬∑ Usafa Jardim Concei√ß√£ozinha (Avenida Bento Pedro da Costa, s/n¬ļ)

¬∑ Usafa Sitio Concei√ß√£ozinha (Rua Santo Ant√īnio, 117)

¬∑ Usafa Jardim Progresso (Rua Josefa Herm√≠nia Caldas, s/n¬į)

¬∑ Usafa Jardim Brasil (Rua Alberto Poeta Oliveira, s/n¬į)