PUBLICIDADE

Regi√£o / Sa√ļde

Profissionais do transporte começam a ser vacinados na Baixada Santista; confira sua cidade

Da Redação

A Baixada Santista inicia nesta ter√ßa-feira (18) a vacina√ß√£o de profissionais ligados ao setor de transportes. Cada cidade tem a sua realidade em rela√ß√£o √† quantidade de doses enviadas pelo Governo do Estado e o p√ļblico destinado.

Confira a situação de cada município:

Santos

A Secretaria de Sa√ļde de Santos recebeu nesta segunda-feira (17) apenas 25 doses da vacina de Oxford/AstraZeneca destinadas aos motoristas de √īnibus. De acordo com o Estado, essas doses devem ser destinadas aos trabalhadores que atuam no munic√≠pio de S√£o Paulo, mas residem em Santos, desde que apresentem a documenta√ß√£o necess√°ria para receber o imunizante. Ou seja, as doses n√£o contemplam os que moram e atuam na Cidade, como os do transporte coletivo municipal, por exemplo.

Santos iniciar√° a imuniza√ß√£o deste p√ļblico nesta quarta-feira (19), seguindo a determina√ß√£o do Estado quanto √† destina√ß√£o das doses, mas com a expectativa da chegada de uma nova remessa do imunizante ainda nesta ter√ßa-feira (18), que possa permitir a amplia√ß√£o do p√ļblico a ser contemplado com a vacina√ß√£o.

Ainda nesta segunda-feira (17), o Munic√≠pio encaminhou of√≠cio ao Governo do Estado no qual destacou a import√Ęncia do envio de mais doses de forma a assegurar a imuniza√ß√£o de todos os motoristas de √īnibus que residem em Santos e garantir a isonomia entre essa classe trabalhadora quanto o acesso √† vacina contra a covid-19.

Cubat√£o

Motoristas e cobradores de transporte de cargas e passageiros começam a ser imunizados nesta terça-feira (18). Essas categorias de profissionais, assim como metroviários, devem se cadastrar no site Vacina Já.

Com o cadastro feito, o profissional receber√° um e-mail enviado pela Prodesp com um QRCode que servir√° de verifica√ß√£o de autenticidade, comprovando a elegibilidade e o local para a vacina√ß√£o. Esse QRCode dever√° ser apresentado no dia da imuniza√ß√£o para valida√ß√£o pelo profissional de sa√ļde, junto com uma identidade funcional e documento pessoal. Profissionais de Transporte ser√£o vacinados apenas no Parque Anilinas.

Itanhaém

Os profissionais do transporte devem fazer o pr√©-cadastro no site Vacina J√° e apresentar o QRCODE para a vacina√ß√£o. A cidade recebeu 10 doses para esse p√ļblico.

Com o QRCode em mãos, se dirigir ao Posto Volante de Vacinação, localizado na rua Aécio Menucci, 281, no centro (Prédio do Turismo), portando RG/CPF, comprovante de endereço e carteira funcional.

S√£o Vicente

A Prefeitura de S√£o Vicente, por meio da Secretaria de Sa√ļde (Sesau), informa que a Cidade segue o calend√°rio do Plano Estadual de Imuniza√ß√£o do Estado de S√£o Paulo (PEI).

Conforme este cronograma, os motoristas e cobradores que trabalham na cidade de São Paulo e residem no município serão imunizados a partir desta terça-feira (18).

A Cidade recebeu 335 doses para atender a esse p√ļblico. Eles devem se cadastrar no site Vacina J√°.

A imunização se dará nos postos da Cidade, mediante apresentação do QR Code gerado no cadastro, documento de identidade e documento que comprove vínculo com a empresa, como holerite ou crachá.

Guaruj√°

Guaruj√° come√ßa a vacinar motoristas do transporte p√ļblico coletivo contra a covid-19 a partir desta ter√ßa-feira (18). Os profissionais s√≥ estar√£o aptos a receber a dose ap√≥s realizarem cadastro no site Vacina J√°, do Governo do Estado, e receberem a valida√ß√£o no e-mail.

O documento, que virá com um QR Code, precisa ser impresso e apresentado em um dos postos no ato da vacinação Рalém do RG, CPF e comprovante de residência em Guarujá.

H√° cerca de 330 motoristas aptos √† imuniza√ß√£o. No entanto, o Governo do Estado encaminhou apenas 35 doses, um quantitativo subestimado de doses, que atende apenas pouco mais de 10% da popula√ß√£o a ser vacinada. O Munic√≠pio encaminhou um of√≠cio √† gest√£o estadual solicitando um n√ļmero maior de imunizantes para o devido atendimento aos trabalhadores do transporte p√ļblico.

Bertioga

A Secretaria de Sa√ļde de Bertioga informa que o Munic√≠pio recebeu do Governo do Estado um quantitativo pequeno de doses da vacina contra a Covid-19, destinadas apenas aos motoristas que residem em Bertioga e atuam no transporte intermunicipal na cidade de S√£o Paulo. A pasta acrescenta que aguarda um posicionamento do governo estadual para definir a log√≠stica de imuniza√ß√£o deste grupo.

Peruíbe

Para evitar filas e aglomera√ß√Ķes, a Prefeitura de Peru√≠be criou um setor na plataforma vacina.peruibe2.sp.gov.br para agendar a vacina√ß√£o deste grupo. O Departamento Municipal de Tecnologia e Gest√£o da Informa√ß√£o programou o sistema para que seja liberado a este p√ļblico-alvo ainda nesta tarde. Vale para profissionais que possuam o QRCode do Estado.

Todas as cidades da Baixada Santista foram procuradas pelo Portal Mais Santos. Assim que as restantes se manifestarem, serão incluídas neste espaço.