PUBLICIDADE

Regi√£o / Sa√ļde

S√°bado tem mutir√£o de sa√ļde e cidadania em Guaruj√°

Evento acontece das 9 às 16 horas no estacionamento de uma universidade, na Enseada. 

 

Foto: Divulgação / Prefeitura de Guarujá

Da redação

Guaruj√° promove a 3¬™ edi√ß√£o do ‚ÄúSa√ļde e Comunidade‚ÄĚ neste s√°bado (25), das 9 √†s 16 horas. Com uma variedade de servi√ßos gratuitos, o mutir√£o ter√° como foco a promo√ß√£o e preven√ß√£o √† sa√ļde e acontecer√° no estacionamento da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), que fica na Rua Albertino Pedro, 75 ‚Äď Enseada.

O evento promovido pela universidade conta com a parceria da Prefeitura de Guaruj√°, por meio das secretarias municipais de Sa√ļde, Educa√ß√£o, Meio Ambiente, Direitos Humanos e Esportes. A expectativa da organiza√ß√£o √© superar os 20 mil atendimentos realizados em 2023.

O mutir√£o disponibilizar√° ainda atendimentos para o controle da press√£o arterial e glicemia, orienta√ß√Ķes para identifica√ß√£o de AVC, parada cardiorrespirat√≥ria e sa√ļde do idoso, preven√ß√£o ao c√Ęncer de pele e de mama, orienta√ß√Ķes contra a dengue, alimenta√ß√£o infantil, higieniza√ß√£o de alimentos, avalia√ß√£o postural, IMC e circunfer√™ncia abdominal, tipagem sangu√≠nea, massagem e avalia√ß√£o odontol√≥gicas.

Vacinação

A Secretaria Municipal de Sa√ļde vai oferecer √† popula√ß√£o servi√ßos como atualiza√ß√£o da carteirinha de vacina√ß√£o de adultos e crian√ßas, al√©m de testes r√°pidos para detec√ß√£o do HIV, s√≠filis e hepatite C. Tamb√©m haver√° cortes de cabelo, barbearia, atendimento jur√≠dico e de cidadania.

A diversão da criançada está garantida com contação de histórias, brinquedos infláveis, pintura facial, gincanas, algodão doce, lanches e pipoca. Já os adultos terão atividades de expressão corporal, oficinas de hip hop, DJ, dança de rua e de salão, e ginástica rítmica. O evento contará ainda com a Feira Criativa, onde artesãs de Guarujá terão a oportunidade de expor e vender seus produtos. Quem for ao mutirão poderá levar óleo de cozinha usado e plásticos para descarte no ecoponto, e troca dos resíduos por produtos.

O coral do projeto Universidade Aberta √† Terceira Idade (Unati) da Unoeste se apresentar√° e promover√° um bate-papo sobre diversidade e o p√ļblico LGBTQIAPN+. A ex-presidente e atual conselheira do Conselho Municipal de Participa√ß√£o e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Suely de Melo Pastoriza, conhecida como M√£e Danda, tamb√©m vai participar do evento, compartilhando sua sabedoria espiritual com o p√ļblico.

Pets

Os animais ter√£o espa√ßo no Sa√ļde e Comunidade, com oferta de vacina√ß√£o antirr√°bica em c√£es e gatos e aplica√ß√£o de rem√©dio contra pulgas e carrapatos e vermes. Ser√£o distribu√≠das amostras gr√°tis de ra√ß√£o. Os tutores receber√£o orienta√ß√Ķes sobre doen√ßas transmitidas entre animais e humanos.

 Transporte gratuito para o evento

Para facilitar o acesso ao evento, a empresa City disponibilizar√° linhas de √īnibus gratuitas. Os hor√°rios de sa√≠da ser√£o √†s 9, 11 e 13 horas, com retorno √†s 12, 14 e 16 horas. Os pontos de partida e retorno ser√£o:

  • Vila Zilda/Vila Edna:¬†Par√≥quia Senhor Bom Jesus (Rua Heleno Corr√™a de Lima, 365);
  • Perequ√™:¬†Posto de gasolina no in√≠cio da Av. Rio Amazonas
  • Vicente de Carvalho:¬†Pra√ßa 14 Bis;
  • S√≠tio Concei√ß√£ozinha:¬†Rua S√£o Paulo, 84