PUBLICIDADE

Regi√£o / Sa√ļde

SV e PG aplicam imunizante da Pfizer para substituir segunda dose de Oxford

Da Redação

As Prefeituras de São Vicente confirmaram a aplicação de doses do imunizante da Pfizer para suprir a falta da vacina Oxford/Astrazeneca em segunda dose. Confira os detalhes:

S√£o Vicente

A Secretaria de Sa√ļde de S√£o Vicente (Sesau), seguindo as determina√ß√Ķes do Plano Estadual de Imuniza√ß√£o (PEI), iniciou nesta segunda-feira (13) a aplica√ß√£o da vacina Pfizer/BioNTech para os mun√≠cipes que est√£o no prazo para receber a segunda dose do imunizante Oxford/AstraZeneca.

Essa medida tem como objetivo garantir que o esquema vacinal dessas pessoas seja completado na data marcada no cartão de vacinação, diante do desabastecimento de doses da Oxford/AstraZeneca que afetou todo o Estado de São Paulo. A expectativa do Município é receber, nesta segunda-feira (13), mais de três mil doses da Pfizer, que serão destinadas para essa substituição.

Cabe ressaltar que, mesmo com esse remanejamento de doses, a Cidade não precisou paralisar a imunização contra a Covid-19, que seguiu normalmente no sábado (11) e nesta segunda (13). São Vicente segue disponibilizando a vacina para a primeira, segunda e terceira dose.

Mistura de vacinas

A intercambialidade das vacinas, segundo o Estado, foi chancelada pelo Comit√™ Cient√≠fico do Governo do Estado e pelo Programa Estadual de Imuniza√ß√Ķes (PEI), que embasaram a decis√£o em estudos da Organiza√ß√£o Mundial da Sa√ļde (OMS). A decis√£o tamb√©m foi aprovada em delibera√ß√£o bipartite com o Conselho dos Secret√°rios Municipais de Sa√ļde de S√£o Paulo (Cosems).

Postos ‚Äď A imuniza√ß√£o para este p√ļblico pode ser feita em 14 postos fixos, das 9h √†s 15h30:

РUBS/ESF Parque Bitaru (Praça Infante Dom Henrique, s/n)
РUBS/ ESF Sambaiatuba (Praça Dom Bosco, s/n)
– ESF Saquar√© / ESF M√©xico 70 (Rua do Meio, s/n ‚Äď Vila Margarida)
– ESF Parque Continental (Avenida Central, 940)
– UBS Catiapo√£ (Av. P√©rsio de Queir√≥s Filho, 706 ‚Äď Catiapo√£)
РESF Japuí (Avenida Tupiniquins, s/n)
– ESF Esplanada dos Barreiros (Avenida Brasil, s/n)
– UBS Pompeba (Rua Antonio da Costa, s/n)
– UBS Central (Avenida Ant√īnio Emmerich, 509 ‚Äď Vila Mello)
– UBS Pra√ßa Vit√≥ria (Pra√ßa Vit√≥ria, s/n ‚Äď Vila Voturu√°)
– UBS Vila Margarida (Rua Polydoro de Oliveira Bittencourt , 299)
РUBS Náutica III (Rua Nicolau Patrício Moreira, 225)
– ESF Humait√° (Rua Maria Rocco, s/n)
– UBS Ponte Nova E ESF Quarenten√°rio (Rua Salvador, s/n)

Além desses, os dois postos móveis também aplicam a segunda dose da Pfizer:

РBrisamar Shopping, das 9h às 20h, de segunda a sexta. Aos sábados, das 10h às 18h.
РGinásio Poliesportivo Dr. Luiz Gonzaga (Rio Branco), de segunda a sexta, das 9h às 15h30.

Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande recebeu nesta segunda-feira (13) do Governo do Estado de S√£o Paulo 2.800 doses da vacina da Pfizer contra a covid-19. Tais vacinas ser√£o destinadas exclusivamente para atender pessoas que tomaram a primeira dose da vacina AstraZeneca/Oxford/Fiocruz e ficaram sem a segunda dose dentro do prazo diante da indisponibilidade desse imunizante no Estado.

Conforme defini√ß√£o do governo estadual, essas doses ser√£o utilizadas estritamente para completar o esquema vacinal de pessoas que deveriam ter recebido a segunda dose da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz entre os dias 1¬ļ e 15 de setembro de 2021. A aplica√ß√£o dessas doses ocorrer√° a partir desta ter√ßa-feira (14) nos seis polos de vacina√ß√£o espalhados pela Cidade (veja endere√ßos abaixo).

A Cidade prossegue imunizando adolescentes acima dos 12 anos e também os adultos, tanto para a primeira quanto para a segunda dose. Os idosos acima de 85 anos também já podem procurar um dos seis polos de vacinação para tomar a terceira dose (dose adicional). Poderão tomar a dose adicional apenas os idosos que completaram o esquema vacinal há, pelo menos, seis meses.

Documentação terceira dose 85+

Os idosos deverão levar o comprovante de vacinação com o esquema vacinal completo há seis meses, além de documento pessoal e comprovante de residência.

Documentação 12 a 17 anos

Os adolescentes devem apresentar o documento de identidade e o CPF ou Cart√£o do SUS e o comprovante de resid√™ncia (pode ser em nome do respons√°vel). Esse p√ļblico deve fazer um cadastro no site do Governo do Estado: http://vacinaja.sp.gov.br.

Confira os endereços dos polos, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h:

Polo 1: Gin√°sio Canto do Forte: Avenida Rio Branco, 572, Bairro Canto do Forte

Polo 2: Parque da Cidade: Rua José Bonifácio, Sítio do Campo, em frente ao Terminal Rodoviário Tude Bastos

Polo 3: Gin√°sio Rodrig√£o: Avenida Presidente Kennedy, 5563 Bairro Tupi

Polo 4: Conviver S√£o Jorge: R. Jo√£o Batista de Siqueira, 130 – Vila Ant√°rtica

Polo 5: Conviver Cai√ßara: Rua Maria Antunes Navarro, s/n¬ļ (esquina com a Rua S√£o Domingos)

Polo 6: Gin√°sio Samambaia: Avenida Maria Cavalcante, 10 Bairro Samambaia

Acamados

A vacina√ß√£o de acamados ser√° realizada em domic√≠lio por equipes espec√≠ficas durante os finais de semana. Para aqueles que j√° s√£o atendidos por alguma Unidade de Sa√ļde da Fam√≠lia (Usafa), basta aguardar a visita da equipe para aplica√ß√£o da vacina. Aqueles que nunca passaram em uma Usafa, qualquer parente ou amigo, poder√° procurar a unidade mais pr√≥xima, realizar o cadastro e aguardar a vacina√ß√£o no domic√≠lio.

Para mais informa√ß√Ķes sobre a vacina√ß√£o em Praia Grande acesse: www.praiagrande.sp.gov.br/coronavirus.