Da redação
Guarujá será a sede do 6º Encontro Metropolitano de Tecnologia da Baixada Santista (EMTBS) no dia 11 de outubro. Esse é um dos principais eventos relacionados à área de inovação tecnológica, comunicação e tecnologia da informação do Estado de São Paulo. A iniciativa acontece nas instalações do Sest / Senat (Avenida Vereador Lydio Martins Correia, 1.600 – Morrinhos), das 8 às 21 horas.
O evento terá o formato de feira, com estandes de empresas ligadas à tecnologia, transporte, construção civil, gestão da informação e empreendedorismo, além de palestras e painéis de debate relacionados ao conceito de cidades inteligentes e empreendedorismo na era digital.
Para isso reunirá especialistas e pesquisadores das áreas de inovação tecnológica, tecnologia e TICs, que apresentarão as tendências de mercado, além de propiciar a troca de experiências entre os profissionais das áreas, visando o fomento de novos negócios e a criação de oportunidades de emprego e renda que reflitam em ganhos diretos para a população.
O encontro será aberto ao público e além dos estandes de visitação, contará com inúmeras atrações, entre elas a palestra com o Profº. Dr. Maurício Pazini Brandão, PhD, Brigadeiro da reserva da FAB, professor titular do ITA e representante do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações para as regiões Sul e Sudeste, que trará o tema: Ciência, Tecnologia, Inovação e o Desenvolvimento Nacional, Oportunidades para a Baixada Santista.
Na parte do empreendedorismo digital, o destaque fica por conta da palestra da empresária Alê Saraceni, proprietária do Bazar Tentação, que ganhou destaque nacional ao aumentar o faturamento de sua loja em mais de 500 % através do marketing digital.
Destaque também para a palestra do Profº. Dr. André Luiz Pierre Mattei, Coronel da reserva da FAB, ex-professor do ITA, professor visitante no MIT (EUA) e no ISEA/Supaéro (FRA) e atual diretor do Instituto Senai de Inovações para Sistemas Embarcados, com sede em Florianópolis (SC), que falará sobre Ecossistema de Inovação – Lições Aprendidas em Santa Catarina.
“Nosso objetivo é fazer desse encontro um local para exposição de ferramentas de inovação tecnológica, mas principalmente, reunir os atores sociais, como o poder público, iniciativa privada, micro e pequenos empreendedores, terceiro setor, comunidade estudantil e a sociedade de modo geral a fim de discutir e encontrar soluções comuns aos problemas de Guarujá e Região”, disse Válter Sumam, prefeito de Guarujá.
As inscrições devem ser feitas no site Doity, onde também pode ser conferida a programação completa do evento.
O encontro também terá cunho social, solicitando aos visitantes a doação voluntária de 1 kg de alimento não-perecível ou uma lata de leite em pó, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Guarujá.