Da Redação
Um total de 98 veÃculos abandonados, entre carros, caminhões e carretas foi retirado das ruas de Guarujá no mês de agosto. A operação é organizada pela Diretoria de Trânsito e Transporte Público (Ditran) e tem o objetivo de garantir o ordenamento da Cidade.
Além de ocuparem indevidamente o espaço público, o veÃculo abandonado se torna um sério problema de saúde pública e de segurança, visto que a carcaça permite o acúmulo de sujeira e também pode virar um esconderijo para marginais.
Os veÃculos abandonados nas vias públicas do MunicÃpio são retirados de acordo com o Decreto 4034/2013, que define as regras para remoção. Durante a fiscalização, caso o proprietário ou condutor não estejam presentes, é expedida uma notificação e ele tem o prazo de 10 dias para fazer a remoção. Caso contrário, o carro é guinchado. A maioria é retirada pelo próprio responsável pelo veÃculo.
Para se configurar veÃculo abandonado, o carro precisa estar estacionado na via por mais de 30 dias ininterruptos, sem no mÃnimo uma placa de identificação obrigatória. São observados também o evidente estado de decomposição da carroceria e de partes removÃveis, incluindo pneus arriados em visÃvel e flagrante mau estado de conservação, carroceria com evidentes sinais de colisão, objeto de vandalismo e depreciação voluntária, ainda que coberto com capa de material sintético.
A multa para o proprietário é calculada com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ou no Código de Posturas do MunicÃpio, que varia conforme a infração na qual o veÃculo se enquadra no ato da apreensão. Todos os veÃculos recolhidos são encaminhados ao Pátio de Apreensões da Ditran, localizado na Avenida Santos Dumont – 70, permanecendo sob custódia administrativa até a sua liberação ou leilão.
Denúncias
Os munÃcipes podem denunciar ou realizar pedidos de remoção de veÃculos por meio da Ditran pelo telefone (13) 3344-4450 ou por meio da Ouvidoria Municipal no telefone 162.
Foto: Divulgação/PMG