PUBLICIDADE

Regi√£o / Tr√Ęnsito

Praia Grande apresenta projeto de complexo de lazer ao Governo de S√£o Paulo

Da Redação

Praia Grande se consolidou como uma das cidades mais visitadas e prediletas dos turistas. E para buscar aumentar o n√ļmero de pessoas que venham visitar a cidade, a prefeitura levou o projeto ao Governo de S√£o Paulo da constru√ß√£o do Complexo de Lazer do Bairro Maracan√£.

De acordo com a administração, o espaço contará com pista de patinação, dog park, playground, equipamentos de ginástica para melhor idade, pista de caminhada e corrida e muito verde.

O projeto foi solicitado ao Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Est√Ęncias (DADE) recursos para a constru√ß√£o da pra√ßa. Al√©m disso, o novo local resgata ainda parte da hist√≥ria da cidade, com uma releitura das esculturas da antiga Pra√ßa Integra√ß√£o dos Bairros, que ficava no Avia√ß√£o e era popularmente chamada de Pra√ßa das Bolas.

A Administração Municipal aguarda a aprovação para firmar o convênio. De acordo com a prefeita de Praia Grande, Raquel Chini (PSDB), o conceito do projeto é de um espaço de convivência, lazer e diversão para pessoas de todas as idades e gostos.

‚ÄúPraia Grande segue um planejamento para o desenvolvimento de todas as regi√Ķes da Cidade, democratizando sempre o acesso ao esporte, cultura, lazer e a divers√£o saud√°vel da popula√ß√£o. Isto faz parte de um projeto tra√ßado h√° d√©cadas e aperfei√ßoado neste plano de governo, otimizando os espa√ßos p√ļblicos e oferecendo ainda mais qualidade de vida para todos‚ÄĚ, disse a chefe do Executivo.

Detalhes e história

O espa√ßo p√ļblico ser√° cercado com entrada pela Rua Sergio Rodrigues Reis, seguindo o estilo do Parque da Cidade, no Bairro S√≠tio do Campo. A cal√ßada externa ter√° piso t√°til. A √°rea contar√° com uma pista de caminhada e corrida de 268 metros lineares com asfalto nivelado, pista de patina√ß√£o de 158 metros quadrados com cimentado liso, playground com piso emborrachado, aparelhos de gin√°stica para a melhor idade, mesas, bebedouro, ilumina√ß√£o paraciclos e √°rea administrativa com banheiros adaptados, femininos, masculinos e fam√≠lia com sanit√°rio para crian√ßas e trocador de beb√™s.

Outro destaque do novo parque de Praia Grande é o paisagismo do local, que terá arborização diferenciada, agregando quatro novas espécies de plantas. A quaresmeira, eleita árvore símbolo da Cidade em concurso realizado em 2021, está garantida e dará um charme todo especial ao local.

Parte da história da Cidade também será levada ao parque com a releitura das esculturas que compunham a antiga Praça Integração dos Bairros, popularmente chamada de Praça das Bolas, que ficava no Bairro Aviação, e para aprimorar o sistema viário foi retirada. Os arcos iluminados representarão cada bairro da Cidade, de acordo com o projeto Rumo, que identifica as áreas do Município por cores.

Refer√™ncia no incentivo a diversos esportes com mais de 80 equipamentos distribu√≠dos em diversos bairros como gin√°sios, piscinas coberta semiol√≠mpica e aquecida, pistas de atletismo e skate, quadra de bocha e quadras escolares, Praia Grande vem estudando e intensificando a√ß√Ķes de estimulo a pratica da patina√ß√£o.

A medida ocorreu ap√≥s dezenas de fam√≠lias, muitas delas com crian√ßas autistas, demonstrarem o anseio pelo espa√ßo e os impactos positivos no desenvolvimento motor e social dos jovens. O primeiro local a receber uma √°rea espec√≠fica para a atividade foi a Pra√ßa Duque de Caxias, no Canto do Forte. Al√©m disso, grupos de patina√ß√£o utilizam √°reas no Parque da Cidade e Espa√ßo de M√ļltiplo Uso Boqueir√£o, al√©m dos cerca de 100 quil√īmetros de ciclovias.

Foto: Divulgação PMPG