PUBLICIDADE

Região / Trânsito

São Vicente: pista de serviço na Ponte dos Barreiros será finalizada nesta sexta

Da Redação

Os serviços de recuperação da Ponte dos Barreiros avançam dia após dia. Depois da conclusão do canteiro de obras, os funcionários da empresa contratada, Jatobeton Engenharia LTDA, estão finalizando o isolamento de uma das faixas de rolamento, que será utilizada durante os próximos 12 meses como canteiro avançado de obras.

O local será usado para manter os equipamentos, maquinários e a construção da plataforma suspensa, que possibilitará a execução dos serviços na parte inferior da ponte.

Vale ressaltar que a obra está em uma fase muito mais complexa que a anterior, que consistiu apenas em uma obra emergencial. Essa reforma atual precisa ser bem executada para garantir que a Ponte dos Barreiros fique segura por muitos anos.

A solicitação para que a ponte não ficasse totalmente fechada partiu do próprio prefeito Kayo Amado, para garantir que as pessoas não passassem pelas mesmas dificuldades anteriores.

“Conseguimos evitar que a ponte ficasse completamente interditada, como ocorreu na gestão anterior, pois compreendemos a dificuldade de quem a utiliza diariamente. Manter pelo menos uma faixa liberada foi uma das exigências e podemos considerar como uma conquista para quem depende da Ponte dos Barreiros”, afirmou o prefeito.

Todo o canteiro de obras será isolado e apenas funcionários poderão acessar o local.
A conclusão dessa nova etapa, que vai deixar tudo preparado para o início das intervenções na estrutura da ponte, tem previsão de conclusão no início de setembro.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas (Sedup), Paulo Fiamenghi, afirma que o isolamento da pista de serviço garantirá a segurança de todas as pessoas que transitam pela ponte.

“Vamos terminar de instalar os tapumes metálicos e na segunda-feira (16) vamos iniciar a recuperação da passarela, instalação dos equipamentos que vamos utilizar e montagem da plataforma que vai ficar por baixo da ponte, permitindo que os funcionários façam a recuperação das vigas, longitudinais, transversais e as estacas que fazem a sustentação da ponte”, explicou o secretário.

Etapa dos serviços

Na segunda-feira (16), os serviços começam na separação e recuperação da passarela, atendendo todas as normas de segurança e garantindo a sustentação da estrutura.

Haverá também perfuração da passagem dos cabos de aço que vão sustentar a plataforma na parte inferior da ponte, garantindo o acesso dos trabalhadores na recuperação dos elementos estruturais.

No local haverá geradores, caminhões com compressores, perfuratriz e todos os equipamentos necessários.

Sinalização e estrutura

A sinalização será reforçada dos dois lados, com colocação de faixas e placas indicando o Sistema Pare e Siga e orientando que os motoristas evitem os horários de pico e busquem a rota alternativa, pela rodovia Padre Manoel da Nóbrega.

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de São Vicente