Dois mil canudos compostáveis, feitos de uma mistura de mandioca, milho e óleos vegetais, foram entregues ao Projeto Composta Santos, após utilização da população em duas barracas de praia, dentro da Operação Praia Limpa.
A entrega ocorreu no Orquidário (José Menino), local onde já é mantida uma composteira que produz adubo orgânico para o próprio parque.
A iniciativa pretendeu introduzir elementos sustentáveis no ambiente da faixa de areia. Os tradicionais guarda sol e cadeiras dos permissionários foram acompanhadas de lixeiras e bituqueiras de bambu.
Além disso, taças, copos retornáveis e canudos compostáveis foram cedidos às barracas. Materiais informativos e um carrinho para retirada do material descartado também foram entregues aos ambulantes.
O projeto, inédito no PaÃs, foi desenvolvido com o intuito de diminuir a quantidade de resÃduos sólidos descartados incorretamente. O perÃodo experimental foi à alta temporada, sendo encerrado no inÃcio de março.
A coordenadora técnica da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e ResÃduos Especiais (Abrelpe), Gabriela Otero, explica que a nova experiência pretende unir o lazer, gerando menos resÃduo em um ambiente mais limpo. “As pessoas receberam muito bem a iniciativa, agradou tanto o público considerado ecologicamente correto, como também aos clientes que passaram a frequentar as barracas para desfrutar a experiência de ter um ambiente limpo, uma lixeira e uma bituqueira à disposição, é um cenário conveniente para bons momentos de lazer”.
A Prefeitura pretende expandir a operação, segundo o secretário de Meio Ambiente, Marcos Libório. “Estamos na fase de diagnóstico, fechamento e análise dos dados para expandir à s demais barracas de forma educativa, com o uso dos materiais e engajar a população. As barracas que participaram continuam com seus materiais reutilizáveis para que possam multiplicar os bons hábitos”.
Foto: Divulgação