PUBLICIDADE

1.0 - SANTOS

Argentina, Paraguai e Uruguai se juntam para sediar Copa-2030

Argentina, Paraguai e Uruguai oficializaram nesta quarta-feira (4) a candidatura para sediarem, em conjunto, a Copa do Mundo de 2030. A confirmação aconteceu em um evento realizado na cidade de Buenos Aires e que contou com a presença dos presidentes dos três países.

A candidatura já era conhecida, mas somente nesta quarta foi confirmada. Na Casa Rosada, sede do governo argentino, o presidente Mauricio Macri recebeu os governantes Horacio Cartes, do Paraguai, e Tabaré Vázquez, do Uruguai, para a oficialização, que contou também com a presença do presidente da Fifa, Gianni Infantino.

A realização da Copa neste países seria uma forma de comemorar os 100 anos do primeiro Mundial, o de 1930, que foi sediado justamente pelo Uruguai, campeão, e teve a Argentina como finalista. A candidatura sul-americana, aliás, aparece como a única até o momento confirmada para receber o Mundial de 2030.

A princípio, o Uruguai lançaria sozinho a candidatura, mas as dificuldades financeiras e estruturais geraram o convite à Argentina. O Paraguai foi o último a entrar no trio e só foi confirmado como uma das possíveis sedes deste pleito há pouco mais de um mês. A entrada do Paraguai na candidatura, aliás, teria desagradado os governantes uruguaios.

A oferta sul-americana é a única oficial para sediar a Copa do Mundo de 2030. Para a competição anterior, também há uma proposta de três países, da América do Norte – Estados Unidos, Canadá e México. Além disso, o Marrocos deseja sediar o Mundial de 2026. A Copa de 2018 será realizada na Rússia, enquanto a de 2020 terá o Catar como sede.