A Cia Santista de Dança da Secult foi destaque, no último fim de semana, durante o Prêmio Arte e Dança, realizado em Barueri (SP), que reuniu companhias de São Paulo, Santa Catarina e Paraná.
Além de conquistar premiações em todas as categorias das quais participou, a Cia Santista garantiu vaga na Valentina Kozlova International Ballet Competition 2020, evento que leva o nome da renomada professora russa do Balé Bolshoi, e que foi uma das juradas do festival realizado na Grande São Paulo, conferindo de perto o talento dos bailarinos santistas.
Os primeiros lugares conquistados no fim de semana foram no conjunto de sapateado irlandês juvenil, com a coreografia Guardiões; conjunto contemporâneo, com Vozes Caladas; duo contemporâneo júnior, com Anita Siqueira e Thaina Viriato; solo contemporâneo masculino sênior I, com Jeferson Souza, e solo contemporâneo feminino sênior I, com Victória Oliveira.
O grupo conquistou ainda o terceiro lugar no duo contemporâneo sênior I, com Alicia Siqueira e Giovanna Moya. Por fim, o jovem Jeferson Souza faturou a maior nota entre os bailarinos seniores.
“Encerramos o ano com chave de ouro e com a sensação de dever comprido, até por que conquistamos premiações em todos os festivais que participamos, tanto dentro como fora do Brasil”, comentou a diretora da Cia Santista, Patricia Ricci.
Com a vaga para o festival americano, o grupo teve vagas garantidas para cinco festivais de dança no exterior em 2020, mais exatamente nas cidades de Livorno (Itália), Roma (Itália), Amsterdã (Holanda), Berlim (Alemanha) e em Nova York (EUA).
Colaboração
Quem desejar colaborar com a participação dos bailarinos da Cia Santista de Dança Secult em festivais internacionais deve acessar o site o www.vakinha.com.br  e, dentro da página, buscar o tÃtulo da campanha: ELD Pelo Mundo.