As festas de final de ano estão chegando e não há quem resista as diversas gostosuras que compões a mesa do Natal e do Ano Novo. Excesso de comida, gorduras, doces, sobremesas e bebidas alcoólicas fazem parte do cardápio extremamente calórico deste perÃodo, o que pode significar alguns quilos a mais num curto perÃodo de tempo.
De acordo com o médico Joaquim Guimarães Neto, especialista em cirurgia bariátrica, as pessoas devem ficar atentas à quantidade e à qualidade dos pratos para não pôr a perder a cirurgia bariátrica e a dieta dos últimos meses.
“Esta época do ano é bastante delicada para pessoas que foram submetidas a este procedimento cirúrgicoâ€. O conselho do especialista é diminuir a quantidade de alimento a ser ingerido, e na medida do possÃvel combinar os pratos mais calóricos e elaborados com saladas variadas, pois promovem a sensação de saciedade. Na preparação dos alimentos substitua os produtos convencionais por lights e evite as frituras. Dê preferência aos assados e grelhados. Para a sobremesa, abuse nas frutas.
Os riscos de intoxicação alimentar durante este perÃodo também são frequentes. Segundo o especialista, o ideal é deixar os alimentos aquecidos a 70ºC ou dentro da geladeira. Em temperatura ambiente pode haver o crescimento de bactérias ou de suas toxinas, que causam diarreia e vômito.
A ingestão de bebida alcoólica também é um problema durante as festas e pode trazer consequências de impacto. Quem resolver abusar deve tomar alguns cuidados antes e depois do consumo: A ingestão de alimentos antes é muito importante para evitar o risco de glicemia e para a famosa ressaca o ideal é hidratar o corpo com agua e sucos.
O paciente bariátrico deve ter atenção redobrada quando o assunto é bebida alcoólica. A ingestão pode levar a inflamação do estômago operado. “Além disso, se o paciente beber em excesso ficará embriagado mais precocemente, pois o álcool é absorvido mais rápido no paciente submetido à derivação gástricaâ€, explica o médico.
Mas, para aquelas pessoas que não conseguiram conter os excessos durante as festas, uma boa atividade fÃsica no dia seguinte só trará resultados positivos, garante o médico.
Informações Adicionais
- No ranking mundial da obesidade, o Brasil está na quinta posição. São 60 milhões de brasileiros acima do peso e cerca de 22 milhões considerados obesos.
- Segundo projeção da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2015 em todo o mundo, cerca de 2,3 bilhões de adultos vão estar com sobrepeso e mais de 700 milhões serão obesos.
- A obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivÃduo. Para o diagnóstico em adultos, o parâmetro utilizado mais comumente é o do Ãndice de massa corporal (IMC). O IMC é calculado dividindo-se o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Para ser considerado obeso, o IMC deve estar acima de 30.
- Nos últimos cinco anos, o número de cirurgias de redução de estômago aumentou quase 90% no Brasil.