PUBLICIDADE

1.0 - SANTOS

Cuidados com seu pet nas festas de final de ano

A maioria dos acidentes envolve, principalmente, enfeites natalinos, choque por causa das l√Ęmpadas de ilumina√ß√£o, intoxica√ß√£o alimentar e, at√© mesmo, fugas devido ao medo dos fogos de artif√≠cio.

Listamos alguns cuidados especiais que você precisa ter durante o período de Réveillon. Confira a seguir e saiba o que fazer para proteger seu animal de estimação:

 

Intoxica√ß√Ķes alimentares

A intoxica√ß√£o alimentar √© um dos principais problemas que levam os animais √† emerg√™ncia nos per√≠odos festivos do final do ano. Por isso, evite dar peda√ßos de suas refei√ß√Ķes aos animais para evitar causar diarreia ou at√© algo mais grave. Restos de aves com ossos, principalmente, devem ser evitados j√° que podem causar danos √† sa√ļde e at√© mesmo perfura√ß√Ķes de √≥rg√£os internos vitais.

Sabemos que √© dif√≠cil, mas voc√™ tem que resistir bravamente aos olhares pid√Ķes e n√£o oferecer pedacinhos de comida para os animais. E se voc√™ n√£o quiser deixar seu pet fora da ceia especial de fim de ano, existem produtos espec√≠ficos que podem ser uma boa op√ß√£o de alimenta√ß√£o, como panetone com ingredientes pr√≥prios para os pets.

O chocolate é um dos alimentos potencialmente mais tóxicos para o seu cachorro. Fique atento!

Bebidas alcoólicas

Seria possível ver animais em coma alcoólico? Acreditem, muitos chegam às emergências veterinárias com esse problema. E isso acontece porque, frequentemente, as pessoas esquecem seus copos com bebidas alcoólicas em lugares de fácil acesso.

O √°lcool √© absorvido pelo organismo dos animais e metabolizado pelo f√≠gado bem mais rapidamente, causando n√°useas e v√īmitos, problemas respirat√≥rios e at√© coma.

Fogos de artifício

O alto barulho dos fogos de artif√≠cios provoca imenso p√Ęnico nos animais, o que acaba ocasionando um n√ļmero alto de acidentes dos mais variados tipos. Com o susto, por exemplo, os animais podem saltar muros ou se atirar pela janela em busca de fuga.

Os cachorros, em especial, apresentam uma sensibilidade e inc√īmodo maior ao barulho devido √† sua audi√ß√£o avan√ßada e superapurada. Para voc√™ ter uma ideia, para os c√£es, o barulho que os foguetes fazem √© equivalente √† uma explos√£o de uma bomba at√īmica.

O recomendado √© que os donos fiquem bem pr√≥ximos aos seus animais para tranquiliz√°-los e, se acharem necess√°rio, colocar um pouco de algod√£o em seus ouvidos para amenizar os barulhos das explos√Ķes.

Quando a festa é na sua casa

A chegada dos seus convidados, muita agita√ß√£o e barulho fora do normal pode n√£o fazer bem para algumas ra√ßas de c√£es e, principalmente para gatos. Por isso, se as comemora√ß√Ķes de final de ano forem ocorrer na sua casa e dependendo da personalidade do seu pet, cogite a possibilidade de deixa-lo em um c√īmodo separado ou at√© mesmo em um hotel de confian√ßa.

Mesmo os animais mais dóceis podem sofrer alteração de comportamento e se mostrar agressivos diante da grande agitação e de pessoas desconhecidas.