
Fotos: Divulgação / Prefeitura de Praia Grande
O muro quase invisÃvel da Escola Estadual Dr. Reynaldo Kuntz Busch, em Praia Grande, agora é um verdadeiro cartão-postal. A cor sólida deu lugar a pinturas em grafite, que retratam pensamentos filosóficos de várias civilizações na área da educação. O muro tem cerca de 300 metros de extensão e 3 de altura e foi confeccionado pelos artistas Leandro Shesko, Beto Crash e Edgard Pesado.
Os professores do Centro de Memória da Educação (CME) de Praia Grande, Mônica Solange Rodrigues e Silva e Rafael Silva e Silva, realizaram o trabalho de pesquisa para que o muro refletisse o pensamento das civilizações representando suas culturas e rompendo com os preconceitos.
Reynaldo Kuntz Busch – Praia Grande ainda era bairro de São Vicente quando a população local começou a reivindicar uma escola de ensino Ginasial (atual Fundamental II). A escola mais próxima para que os moradores pudessem continuar seus ensinos era a Escola Estadual Martim Afonso, em São Vicente. O então vereador Oswaldo Toschi era morador de Praia Grande e fez um pedido na Câmara em 1964 para que a cidade também tivesse uma instituição de ensino Ginasial.
A Câmara Vicentina aprovou o projeto e, em três meses, o prédio já estava pronto. Em 28 de julho de 1965 a escola, que era uma extensão do Martim Afonso, recebeu seus primeiros alunos do Ensino Ginasial. Já em 14 de abril de 1966, o Conselho de Educação autorizou o funcionamento da unidade como instituição autônoma e em novembro de 1975 a escola passou a se chamar Dr. Reynaldo Kuntz Busch.