PUBLICIDADE

1.0 - SANTOS

Ônibus de Praia Grande contam com sistema de reconhecimento facial

Os ônibus do sistema de transporte municipal em Praia Grande contam com uma nova tecnologia a bordo: o reconhecimento facial. Os equipamentos já foram instalados nos mais de 80 veículos das 14 linhas da Cidade, e inicialmente o trabalho será implantando junto aos clientes que possuem algum tipo de benefício ou isenção (parcial ou integral), no pagamento da tarifa. O objetivo principal da Viação Piracicabana, concessionária do serviço do Município, é o controle de possíveis usos indevidos, promovendo assim a prática justa dos benefícios no transporte com a consequente diminuição dos custos.

O sistema de reconhecimento facial é um conjunto de equipamentos instalados nos validadores da frota e terminais. Com ele, é possível capturar, armazenar e realizar o procedimento de reconhecimento através da imagem do rosto do cliente. A partir desta captura, o sistema faz um cruzamento de dados com a foto que consta no cadastro, para que haja a identificação de que a pessoa que está utilizando é a titular do cartão.

Neste quadro, encontram-se os idosos com 65 anos ou mais, estudantes, aprendizes, professores, trabalhadores que recebem vale-transporte, pessoas com deficiência e seus acompanhantes (em casos específicos autorizados pela legislação). Quem já possui o cartão com o benefício, e está com o cadastro atualizado, deverá apenas fazer a utilização de forma correta, lembrando que o cartão é pessoal e intransferível.

Em caso de irregularidade, o titular será convocado para tomar ciência do ocorrido e advertido. Na reincidência, haverá a suspensão do benefício ou até a cassação, independentemente de abertura de inquérito policial para verificação de possível fraude ou crime contra a Administração Pública.

Já os novos clientes devem seguir os seguintes procedimentos para cada tipo de benefício:

– Professores e estudantes devem efetuar o cadastro através do site, na aba “Cartão Transporte”, “Cartão Escolar”, onde poderão preencher os dados e enviar a foto.
– Pessoas com deficiência devem se dirigir à Secretaria de Transportes de Praia Grande (Setransp), no Terminal Rodoviário Tude Bastos, portando originais e xerox do RG, CPF, comprovante de residência atual e laudo médico. A foto 3×4 será realizada no local.
– Os beneficiários do Vale-transporte devem acessar o site praiagrandeonibus.com.br, na aba “Cartão Transporte”, “Valetransporte” onde poderão preencher os dados e enviar a foto.
– E aprendizes terão o cadastro realizado diretamente pelo CAMP Praia Grande.