A partir da próxima segunda-feira (23), está suspenso o atendimento de rotina nas policlÃnicas, realizado mediante agendamento (consultas e procedimentos). A medida, publicada em decreto nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial de Santos, tem como objetivo evitar a propagação e o contágio pelo novo coronavÃrus.
Somente serão mantidas as consultas médicas e de enfermagem e os procedimentos de coleta para gestantes e recém-nascidos (até 6 meses de idade) e de triagem de casos suspeitos do novo coronavÃrus (sintomas respiratórios). As consultas odontológicas serão realizadas apenas para casos de emergência. A dispensação de medicamentos e a sala de vacina funcionarão normalmente.
Também foram suspensas as atividades em grupo e as visitas domiciliares de rotina dos agentes comunitários de saúde e equipes de saúde da famÃlia – mantidos apenas os atendimentos voltados para gestantes e recém-nascidos de risco e ações de vigilância epidemiológica.
“Essas medidas são temporárias e visam resguardar a saúde dos usuários das policlÃnicas, que devem permanecer em casa neste momento, e otimizar o trabalho das equipes de saúde para situações emergenciais, estratégicas e de prevenção”, afirma o secretário de Saúde, Fábio Ferraz.
Foto: Divulgação/ Prefeitura de Santos