Neste sábado (6), os frequentadores do programa Praia AcessÃvel, que permite à s pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida o banho de mar por meio de cadeiras anfÃbias, vão cair no samba.
A partir das 10h30, no próprio local de funcionamento do projeto (na praia do Gonzaga em frente ao canal 3), haverá apresentação especial da bateria da escola de samba da Vila Mathias.
Na ocasião, também ficará a disposição, das 9h às 15h, a prancha de surfe adaptada e as cadeiras de corrida do Projeto Empresto Minhas Pernas, da ONG Fast Wheels. A ação é uma iniciativa da Secretaria de Relações Institucipnais e Cidadania
Segundo o Coordenador de PolÃticas para a Pessoa com Deficiência, Daniel de Moraes Monteiro, será um dia de muita animação e incentivo ao esporte para as pessoas com ou sem deficiência já que os atletas e toda a equipe do projeto Empresto Minhas Pernas também participarão do Praia AcessÃvel e das outras atividades oferecidas. “Nesta ação em especial, vamos unir duas grandes caracterÃsticas da cultura santista: a praia e o carnaval, preparados e receptivos ao cidadão com deficiência na medida de suas especificidadesâ€.
Empresto Minhas Pernas
Por meio da cooperação e da solidariedade, o projeto Empresto minhas pernas, da ONG Fast Wheels, possibilita que cadeirantes participem de provas de pedestrianismo ao terem a cadeira de rodas empurradas por voluntários. A cada quilômetro de uma prova, um voluntário tem a missão de “emprestar” suas pernas para o cadeirante participante. A tarefa exige preparação, oferecida pelo grupo aos sábados, no Complexo Esportivo e Recreativo Rebouças (Ponta da Praia). Nos encontros, também há vivências e práticas de esportes entre adultos e crianças, deficientes ou não.
Programa Praia AcessÃvel
O Programa Praia AcessÃvel está funcionando apenas na praia do Gonzaga, em frente ao canal 3, das 9h à s 15h, por motivo de obras em frente ao Aquário Municipal, ponto onde se alterna o programa nos finais de semana. O programa permanecerá no do Gonzaga até o final das obras. A cadeira anfÃbia pode ser usada com a orientação de voluntário do programa ou pelo próprio banhista sempre que estiver acompanhado. O usuário vai com sua cadeira própria até as esteiras de acesso e é transferido para a cadeira anfÃbia na qual tomará o banho de mar com o tempo previsto de 30 minutos, dependendo da lotação do ponto. Há quatro cadeiras disponÃveis. Os grupos de entidade que tiver interesse em participar deve agendar pelo telefone 3202-1911 ou e-mail codep@santos.sp.gov.br
NOTA
IDOSO
Conselho do Idoso Na próxima terça-feira (9), será realizada a posse do Conselho Municipal do Idoso (CMI), para o biênio 2018-2019. A cerimônia ocorrerá no auditório do Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre,2, Valongo), a partir das 8h30. O colegiado é formado por 13 representantes da sociedade civil e outros 13 correspondem à representação da população maior de 60 anos. Na ocasião será definida a mesa diretora – presidente, vice, primeiro e segundo secretários, além das indicações dos 13 membros do Governo Municipal.