A solicitação adequada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os prejuÃzos causados pelos trotes telefônicos e as principais noções de primeiros socorros serão abordados na próxima terça (12), à s 15h30, em palestra na Igreja São Paulo Apóstolo (Rua Gaspar Ricardo, 226, José Menino). A atividade é aberta para servidores e munÃcipes interessados e será ministrada pelos enfermeiros Luiz Carlos dos Santos e Washington Cruz, que atuam no Samu de Santos.
Serviço – O Samu atende em ocorrências graves que o paciente não pode ser levado até uma das unidades de Pronto Atendimento, como acidentes domésticos e de trânsito, paradas cardiorrespiratórias, entre outras. Nestas situações, os munÃcipes devem ligar para o telefone gratuito 192, que funciona todos os dias (24 horas).
Os profissionais que recebem os chamados solicitam as principais informações sobre o paciente e a ocorrência para definir as prioridades de atendimento, de acordo com a gravidade, e o melhor tipo de ambulância (suporte básico ou avançado).