Da Redação
A cantora Vanusa, internada desde o último dia 7 no Complexo Hospitalar dos Estivadores, em Santos, teve “piora no seu quadro clínico nas últimas 12 horas, relacionado à instabilidade hemodinâmica”, informa o boletim divulgado no final da tarde deste sábado (19).
A artista segue na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O relato é assinado pelos médicos Luiz Otávio Lopes Abrantes e Caio Genovez Medina.
Na sexta-feira (18), o quadro era mais otimista. O boletim dizia que Vanusa apresentava “bom estado geral, conversando, respirando sem necessidade de oxigênio suplementar”. Ela estava no “término de tratamento para pneumonia”.
Demência
A cantora, de 72 anos, sofre de demência e a família já tentou manter enfermeiros em casa para cuidar dela. Porém, após diversas tentativas, ela acabou sendo levada para uma clínica em Santos, já que uma das filhas mora próximo da cidade e o local é de uma amiga da família.
“A demência no idoso é uma coisa normal, que acontece. Temos casos de outros artistas que estão passando por isso. É uma doença muito difícil. A família que passa por ela sabe dizer o que é isso. Conhecer uma mulher, uma guerreira, uma artista, que sempre lutou pelos direitos das mulheres, do público que amava ela, uma mulher que sempre foi feminista. Não é fácil ver ela definhar em uma cama”, disse o filho, o empresário Rafael Vanucci, no último dia 10.