PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Combate à violência contra a mulher mobiliza campanha internacional

Da Redação

Sempre é tempo de pregar o fim da violência contra as mulheres. Pois a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, abraçada  pelo Clube Soropotmista Internacional Santos-Praia, aproveita a proximidade de diversas datas comemorativas que, juntas, traçam um panorama para reflexão e discussão sobre a força feminina.

Al√©m do Dia Mundial de Combate √† Aids, nesta ter√ßa-feira (1¬ļ de dezembro), tamb√©m merecem destaque o pr√≥ximo dia 6, data do massacre de mulheres de Montreal, que marca a ‚ÄúCampanha Mundial do La√ßo Branco, e o dia 10, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, que fecha o per√≠odo dos 16 dias.

Anteriormente, a data que marcou o in√≠cio da jornada de reflex√£o foi o dia 25 de novembro, justamente o Dia Internacional da N√£o-Viol√™ncia contra as Mulheres. Ela foi institu√≠da no 1¬ļ Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe realizado em Bogot√° (Col√īmbia) em 1981, como forma de homenagear as irm√£s Mirabal, assassinadas pelo governo ditatorial do General Le√īnidas Trujillo, na Rep√ļblica Dominicana, na d√©cada de 1960.

Iniciativa global

Trata-se de uma iniciativa do Centro para Lideran√ßa Global das Mulheres – (Center for Womens¬īs Global Leadership), realizada internacionalmente desde 1991, em aproximadamente 130 pa√≠ses, buscando evidenciar que a viol√™ncia contra as mulheres √© uma viol√™ncia dos direitos humanos.