Da Redação
Sempre é tempo de pregar o fim da violência contra as mulheres. Pois a campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, abraçada  pelo Clube Soropotmista Internacional Santos-Praia, aproveita a proximidade de diversas datas comemorativas que, juntas, traçam um panorama para reflexão e discussão sobre a força feminina.
Além do Dia Mundial de Combate à Aids, nesta terça-feira (1º de dezembro), também merecem destaque o próximo dia 6, data do massacre de mulheres de Montreal, que marca a “Campanha Mundial do Laço Branco, e o dia 10, o Dia Internacional dos Direitos Humanos, que fecha o perÃodo dos 16 dias.
Anteriormente, a data que marcou o inÃcio da jornada de reflexão foi o dia 25 de novembro, justamente o Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres. Ela foi instituÃda no 1º Encontro Feminista Latino-Americano e do Caribe realizado em Bogotá (Colômbia) em 1981, como forma de homenagear as irmãs Mirabal, assassinadas pelo governo ditatorial do General Leônidas Trujillo, na República Dominicana, na década de 1960.
Iniciativa global
Trata-se de uma iniciativa do Centro para Liderança Global das Mulheres – (Center for Womens´s Global Leadership), realizada internacionalmente desde 1991, em aproximadamente 130 paÃses, buscando evidenciar que a violência contra as mulheres é uma violência dos direitos humanos.