PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Concurso analisa 19 cervejas artesanais produzidas na região

Dezenove cervejas artesanais produzidas na região foram avaliadas na noite desta quinta-feira (19), por um júri especializado, nas eliminatórias do primeiro concurso Cerveja Artesanal Santista. O resultado será divulgado em evento, no próximo dia 29.

A iniciativa, idealizada pela Conec.Tha Comunicação e Marketing em conjunto com o Lab 4D – Laboratório de Inovação e Impacto 4D, vai premiar as três primeiras colocadas, em festa aberta que acontece no próximo domingo (29), às 12h, na Estação do Valongo.

A análise dos exemplares aconteceu na sede do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista e levou em consideração aspectos pré-definidos, conforme explica a jurada e sommelière Aline Araújo. “As cervejas têm que estar adequadas, sem defeitos que comprometam as amostras. Depois avaliamos aspectos visuais, olfativos, gustativos, táteis dentro do estilo proposto”.

Trabalhando com cervejas há mais de doze anos, a avaliadora Gláucia Souza explicou o recente “boom” das cervejas caseiras no Brasil. “Esta é uma bebida que prima por alguns princípios de qualidade, não é produzida em larga escala e têm características peculiares que exploram a questão a criatividade de quem a produz. É um hábito recente no País, tem ganhado bastante espaço e tem, como principal atrativo, a personalidade do produto”.

As amostras foram envidas pessoalmente ou via correio, por cervejeiros artesanais registrados de cidades como Santos, Guarujá, Bertioga e Cubatão.

O presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares da Baixada Santista, local sede do evento de avaliação, Heitor Henrique Gonzalez Takuma, ressaltou o potencial empreendedor por trás do concurso. “A produção da cerveja artesanal muitas vezes começa como um hobby que tem tudo para se desenvolver. Este concurso é uma forma de incentivar o cervejeiro a olhar com perspectiva para o futuro, e quem sabe se tornar um empreendedor”.

Empresária do ramo, a jurada Julia Reis comentou o crescente avanço no mercado deste tipo de bebida. “Quem faz cerveja em casa, hoje, é incentivado pelo próprio mercado. Locais do grande varejo já têm cervejas artesanais em suas gôndolas e isso inspira as pessoas a fazer suas bebidas como um hobby. E junto com o hobby, vem um sonho, um desejo de mudar de área, de carreira. Pessoas que estão iniciando na produção artesanal são muito mais frequentes do que há cinco anos, por exemplo”.

Thais Lyra, organizadora do concurso, fez a relação entre a cerveja artesanal e  Santos Cidade Criativa. “A cidade tem um mercado muito forte de cerveja artesanal, e que estão crescendo. Tem tudo a ver com o conceito de economia criativa, onde a gente cria novas formas de empreender, o resgate do único, exclusivo, é o conceito do beber melhor”.

Premiação

O vencedor receberá uma panela elétrica de cinco litros e sua receita será produzida por cervejarias da Cidade registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), atribuindo os créditos necessários. O segundo e o terceiro colocados ganharão insumos para a produção de cerveja artesanal.

O concurso tem apoio da Secretaria de Turismo (Setur), SinHoRes, Visite Santos e da Liga Gourmet.