PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Levantamento constata aprovação de 95,8% dos usuários da UPA

Um levantamento feito pelo IPAT, a pedido da Prefeitura de Santos, constatou que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Central de Santos alcança 95,8% de aprovação entre seus usuários. A unidade está em funcionamento há dois meses.

Para esta pesquisa, 600 pessoas foram ouvidas entre o período de 9 a 11 deste mês. Dentre esse total, 69,7% moram em Santos, com idade, em sua maioria (75,5%) entre 25 e 59 anos. O levantamento revelou também que 77,5% procurou o serviço porque estava com dor.

Quase 90% dos atendimentos realizados no UPA n√£o s√£o considerados de urg√™ncia ou emerg√™ncia e, portanto, poderiam ser tratados em servi√ßos como policl√≠nicas. Segundo o levantamento, 45,6% dos entrevistados s√£o classificados como ‚Äúmenor urg√™ncia‚ÄĚ (pulseira verde) e 43,9% sem urg√™ncia (pulseira azul).

Sobre o novo sistema de classificação de risco, 89% dos ouvidos dizem entender o esquema. A cor vermelha da pulseira do paciente significa alta prioridade e o atendimento é imediato; a amarela (urgente) prevê atendimento em até 15 minutos; verde (pouco urgente) prevê atendimento em até 30 minutos; e azul (não urgente) atendimento após os outros níveis, até três horas.

Foto:(Divulgação)

Foto:(Divulgação)