Morreu aos 73 anos o empresário Armênio Mendes. Português e um dos empresários mais conhecidos da região, lutava contra um com câncer há cerca de 2 anos e estava internado no Hospital Albert Einsten, localizado em São Paulo, e faleceu por volta das 11 da manhã desta sexta (13).
Mendes nasceu em 2 de agosto de 1944, no vilarejo português Chão de Couce (Conselho de Ancião), distrito de Leiria. Mudou-se para o Brasil em 1963 e, desde que veio para a Baixada Santista, dedicou-se a empreender na região.
Seu primeiro negócio na região foi uma oficina de bicicletas e um estacionamento 24 horas para atender os trabalhadores que utilizavam esse meio de transporte na região, montada em Vicente de Carvalho, primeira morada de Armênio na Baixada Santista.
Em 1975, já em Santos, fundou a Miramar Construtura, e ao longo dos últimos 40 anos, viu empreendimentos de sucesso se tornarem marcos na cidade, como os shoppings Miramar e Praiamar, Mendes Convention Center e diversos prédios residenciais.
Em junho, Armênio foi homenageado pelo Rotary Club Santos, em meio às comemorações do Dia de Portugal, com a placa de Menção Individual de Reconhecimento por conta de suas ações na sociedade santista. Foi a última aparição pública do empresário, registrada por nossa reportagem.
Em nota de pesar, o prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB), destacou o legado deixado por Armênio e a importância de sua atuação no ramo empresarial para o desenvolvimento da cidade, além de decretar luto oficial de três dias. Confira:
“É com muita tristeza que recebemos a notÃcia do falecimento do empresário Armênio Mendes. Empreendedor, de coragem, que começou com uma loja de bicicletas e se tornou um dos maiores empresários da Cidade e do PaÃs. Neste momento de dor, nos solidarizamos com a famÃlia, que perde seu ente querido, mas certamente a Cidade e a região perdem também um grande visionário, que acreditou em Santos, aqui deixou seu legado e contribuiu para a transformação da vida de milhares de pessoas em Santos e na Baixada Santista. Em razão da sua relevante atuação, vamos decretar luto oficial por três dias.”
O corpo do empresário será velado no Salão Nobre do Paço Municipal, a partir das 20h. O velório será aberto ao público. O enterro ocorrerá amanhã (14), às 21h, no Memorial Necrópole Ecumênica.