PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Palestras online buscam conscientização sobre o Autismo

Da Redação

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado nesta sexta-feira (2). E para chamar a atenção da sociedade para o Transtorno do Espectro Autista, Santos inicia uma programação especial de palestras on-line, com especialistas de diferentes áreas, que vão até o dia 9 de abril, pela página do Facebook do Condefi (https://www.facebook.com/Condefi).

Além disso, o viaduto Paulo Gomes Barbosa, na Nova Entrada da Cidade, e a Avenida Ana Costa, ganham iluminação especial em azul para lembrar a data.

Nesta sexta-feira (2), a partir das 17h, as palestras ser√£o com Esther Santana, nutricionista especialista em modula√ß√£o intestinal, Amanda Ribeiro, especialista em interven√ß√£o precoce do autismo, Patricia Heitmann Magario, m√©dica neurologista e Danielle Ramos de Amorim Freitas, psic√≥loga do N√ļcleo de Atendimento a Portadores de Necessidades Especiais (Napne).

No domingo (4), a partir das 17h, será a vez de Danilo Pereira Tedros (Desafios do Autista na vida adulta), Gabrielle Esteves Villa (mãe e assistente social), Priscila Silva (mãe e ativista), Thamyres S. Figueiredo (psicóloga e coordenadora do Centro de Reabilitação e Estimulação do Neurodesenvolvimento) e Guilherme Guedes Reis (psicólogo e coordenador geral da Clínica Matheus Alvares).

Para completar a programação de palestras, na terça-feira (6), Cauê Talarico fala sobre Direitos e Cidadania da Pessoa Autista e, no dia 9 de abril, André Delgado e a Comissão de Inclusão Social da MSC serão os convidados. Ambas as palestras começam às 17h.

“Estamos trazendo por meio dessas lives todo tipo de informa√ß√£o referente √† qualidade de vida das pessoas com autismo nas mais diferentes √°reas, incluindo depoimentos deles mesmo, que s√£o os protagonistas, e de seus familiares.”, explica Cris Zamari, coordenadora de Defesa de Pol√≠tica para Pessoas com Defici√™ncia (Codep), da Prefeitura de Santos.

“Temos o exemplo do Andr√© Delgado, que √© autista, e trabalha h√° cinco anos na MSC. Ele vai falar sobre a sua carreira, a sensa√ß√£o de pertencimento e do seu valor para a empresa, al√©m das pessoas que convivem com ele diariamente. Queremos desmistificar esse assunto para a sociedade”.

Carreata

Para o dia 25 de abril est√° prevista uma carreata alusiva ao Dia Mundial de Consci√™ncia do Autismo, juntamente com o Dia Internacional da S√≠ndrome de Down, que foi celebrado no dia 21 de mar√ßo. “Seguindo todos os protocolos sanit√°rios, unindo pela primeira vez as duas datas”, explicou Zamari.

Toda programação é realizada pela Codep em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Santos (Condefi).

Clínica-escola e programa Santos Acessível

 - REVISTA MAIS SANTOS

“Santos est√° evoluindo cada vez na quest√£o do atendimento, do servi√ßo p√ļblico e da educa√ß√£o inclusiva em rela√ß√£o √†s pessoas autistas”, diz Cris Zamari. Ela cita, entre as conquistas, a Cl√≠nica-Escola do Autista, o atendimento preferencial no transporte p√ļblico municipal e a ades√£o de muitas empresas da Cidade ao Selo do Autismo, que faz parte do Programa Santos Acess√≠vel: criando materiais com linguagem simples e recursos tecnol√≥gicos ou profissionais para atendimento de deficientes intelectuais, as empresas priorizam e prestam um servi√ßo melhor √†s pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA), ampliando sua clientela e se tornando um exemplo para as demais.

Fotos: alteredego/Pixabay e Divulgação/Prefeitura de Santos