PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Ponto turístico de Santos passa por obras de acessibilidade

Da Redação

A acessibilidade do prédio histórico da Estação Ferroviária do Valongo, no Centro Histórico de Santos, está sendo melhorada, para atender ao grande número de santistas e turistas que circulam pelo local.

Atualmente, além funcionar como sede da Secretaria de Empreendedorismo, Economia Criativa e Turismo e com o Estação Bistrô Restaurante-Escola, a Estação do Valongo é o ponto de embarque da Linha Turística do Bonde.

O projeto abrange a colocação de corrimãos com acabamento em aço inox e rampas acessíveis; de placas de sinalização de ambientes (identificação em Braille), além de sanitários acessíveis.

“Os sanitários foram adaptados para pessoas com deficiência e o espaço ganhou piso podotátil, que tem a função de auxiliar a orientação dos deficientes visuais em seus trajetos”, informa o engenheiro Bruno Watanabe Ono, da Secretaria de Infraestrutura e Edificações, que gerencia a obra.

Elevador panorâmico

A Estação do Valongo vai ganhar também um elevador panorâmico (com vidro) para uso exclusivo de portadores de necessidades especiais, com cabine em aço inox escovado, inserido em estrutura metálica. O cadeirante poderá utilizá-lo sozinho ou com um acompanhante, caso necessário. O elevador ficará na parte externa da edificação principal, próximo à passarela metálica que une o edifício da antiga Estação Ferroviária e seu anexo. O elevador parte do térreo e sobe até o primeiro andar, defronte à rampa que une os dois prédios.

As melhorias de acessibilidade devem ser concluídas no final de agosto. Para finalização dos serviços faltam a instalação do elevador, a finalização das duas plataformas elevatórias e a instalação dos corrimãos de aço inox nas rampas externas. Na obra, o Município está investindo R$ 403 mil.

154 anos de história

O prédio da Estação Ferroviária do Valongo, no Largo Marquês de Monte Alegre, completou 154 anos em fevereiro. Datado de 1867 e ampliado em 1901, tem elementos de inspiração britânica como telhados inclinados para evitar o acúmulo de neve, alpendre apoiado em colunas de ferro e os leões, símbolo e um dos ícones mais importantes do Reino Unido.

A estação é parte da primeira estrada de ferro paulista, que ligava o Planalto a Santos, a São Paulo Railway. Decisiva para o desenvolvimento da Cidade, por ela passou a maior parte da riqueza que ajudou a construir São Paulo e o Brasil, assim como a maioria dos imigrantes que chegaram ao País pelo porto santista e se fixaram em várias cidades do interior e do litoral. Muitos seguiram, depois, para outros estados.

Foto: Divulgação Prefeitura Municipal de Santos/Equipe Seserp