PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Prefeitura antecipa previsão de ressaca em Santos

A ressaca moderada que estava prevista para as 14h30 de hoje (15), em Santos, foi antecipada para as 13h30. A antecipação de uma hora no fenômeno natural foi detectada pelos pesquisadores do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília (Unisanta) e a equipe da Defesa Civil.

Agentes da Defesa Civil de Santos e da Ouvidoria já começaram a distribuir agora pela manhã panfletos informativos com alerta de ressaca do mar. Os alertas serão ser afixados em prédios, comércios e associações, além de entregues aos moradores da região da orla e da Zona Noroeste, que acaba sendo afetada pelo aumento do nível do mar.

A Defesa Civil enviou no início da noite de ontem (14) cerca de 44 mil alertas por meio de SMS para telefones celulares de moradores cadastrados e integrantes de associações de bairro. Eles avisam que a previsão da ressaca é de intensidade provavelmente mais fraca do que a ocorrida em 21 de agosto e alertam os moradores para evitarem deixar carros estacionados em garagens subterrâneas, térreas ou circular nas margens da praia entre o Canal 6 e o ferry boat.

O monitoramento conjunto pelos dois órgãos continuará e novos boletins poderão ser divulgados. Operadores de tráfego da CET farão interdição no trânsito e indicarão rotas alternativas se necessário. A ressaca deve se repetir no mesmo trecho na sexta-feira (16), entre as 2h40 e as 14h30, e no sábado (17), por volta das 3 horas.

Não está descartada a ocorrência de alagamentos em vias da Zona Noroeste por causa da elevação da maré, principalmente em parte dos bairros Santa Maria, Bom Retiro, Rádio Clube e Caneleira. Os telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros) poderão ser acionados em caso de emergência.