Em virtude da demolição total do atual Pronto Socorro da Zona Leste para a construção da futura Unidade de Pronto Atendimento da Zona Leste (UPA), o atendimento de urgência e emergência na região será realizado de forma plena a partir de quinta-feira, dia 1º de setembro, na Avenida Afonso Pena, 382.
O imóvel provisório recebeu todas as adequações necessárias para manter a mesma média diária de atendimentos: 380 adultos e crianças. A unidade ainda terá o mesmo número de consultórios (quatro, sendo um para classificação de risco), além de quatro leitos de observação clínica e uma sala de emergência com capacidade para atender, simultaneamente, dois pacientes graves. Haverá também salas para inalação, sutura, curativo e medicação.
Os pacientes que necessitarem de ortopedista receberão o primeiro atendimento no prédio provisório do PA da Zona Leste e serão para o antigo PS Central para a realização de exames e consulta com especialistas.
O transporte (ida e volta) será garantido pela Prefeitura. Também serão disponibilizados ainda os 39 leitos de observação clínica e 10 de UTI adulto do antigo PS Central.
Todo o atendimento ao público será no andar térreo para garantir a acessibilidade a todos os usuários. No pavimento superior, ficarão os setores restritos aos funcionários.
A maior parte dos 190 servidores que atuam no atual Pronto-Socorro da Zona Leste vai continuar na sede temporária. Todos os profissionais, independentemen te do local de trabalho, continuarão lotados administrativamente no PS Zona Leste, com carga horária, rotinas de plantão e salários idênticos aos atuais.
