PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Revitalizada, Rua XV de Novembro, em Santos, ganha um boulevard

O projeto inclui o trecho entre as ruas Riachuelo e Frei Gaspar.

 

Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos

Da redação

A Prefeitura de Santos entregou nesta nesta quinta-feira (16), a revitalização da Rua XV de Novembro, no Centro Histórico, que ganhou um boulevard.  O projeto inclui o trecho entre as ruas Riachuelo e Frei Gaspar, buscando valorizar os patrimônios histórico e arquitetônico, priorizar a circulação de pedestres e dotar o Centro Histórico de mais um espaço para eventos.

O projeto de revitalização da Rua XV integra também o Projeto Novo Centro Velho, que contempla o Plano Valongo-Paquetá, conjunto de obras que integrará os dois bairros e revitalizará o Centro Histórico, com foco no turismo e no comércio.

O prefeito Rogério Santos destacou que a reforma não é apenas a “revitalização de uma rua”. Mais do que isso, “está inserida em um amplo projeto de resgate do potencial do Centro Histórico de Santos, com projetos como o Porto Valongo”. De acordo com o chefe do Executivo santista, a reformulação da via beneficiará o comércio. “Vai ajudar a atrair mais público para esta região da Cidade, assim como os esforços que estamos fazendo na área da Habitação, com prédios recebendo projetos de retrofit, trazendo mais moradores”.

O projeto da Prefeitura deu uma atenção especial ao trecho da calçada em frente aos números de 103 a 109, imóvel construído no local onde nasceu José Bonifácio de Andrada e Silva, o Patriarca da Independência. Como não existe nenhuma rede de concessionária nesse ponto, as tubulações foram desviadas para o leito da rua, evitando comprometimentos futuros ao passeio.

Agora, o piso da Rua XV encontra-se revestido por granito polido, de acabamento uniforme, praticamente nivelado ao passeio e com um rebaixamento de no máximo três milímetros. Os meios-fios ganharam granito na cor cinza e as calçadas contam com cobertura de pedra portuguesa, além de rampas de acessibilidade nas esquinas, confeccionadas em concreto desempenado.

Além disso, cada imóvel dispõe, agora, de uma caixa hidráulica de sua rede pluvial, embutida no leito da via. Interligada à rede de drenagem principal por tubulações embutidas, a caixa hidráulica particular, que conta com sinalização indicando sua posição na via, facilitará a limpeza por parte dos responsáveis pelos imóveis, funcionando como uma caixa de inspeção.

A revisão da iluminação ficou a cargo do consórcio formado pelas empresas Seven, Quantun e Fortnort (SQF Luz), responsável pela manutenção e expansão da rede pública desde abril de 2023. Ela substitui a empresa Sadenco Engenharia, que se responsabilizava pelo serviço desde 2015.

As obras de revitalização da Rua XV de Novembro, a cargo da Agnus Engenharia, vencedora da concorrência pública, representam um investimento de R$ 1.031.637,99, sendo R$ 789.496,66 provenientes da Secretaria de Governo e Relações Institucionais, do Governo do Estado, e o restante, do orçamento municipal.