A partir da terça-feira (25) que vem, Santos vai contar com um posto para coleta de materiais recicláveis (papel-papelão, vidro, metais e plásticos). O programa Recicla + Santos funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, na Rua Vergueiro Steidel (Aparecida), ao lado da saída do Shopping Praiamar
O objetivo é difundir a educação ambiental, incentivando a preservação do meio ambiente e proporcionando a conscientização através do consumo sustentável e a destinação adequada dos resíduos recicláveis, reduzindo assim a pressão sobre o aterro sanitário.
De acordo com a prefeitura, o programa não tem custos para o Poder Público. Para viabilizá-lo, a empresa 3E Sustentabilidade, gestora do programa, terá apoio do Grupo Mendes. A previsão é de que os postos do Recicla + Santos cheguem a diversos bairros, de acordo com a adesão da população e sempre por meio de parcerias com a iniciativa privada.
No dia da inauguração, a Secretaria de Meio Ambiente de Santos (Semam) estará presente com a Estação Ambiental, distribuindo material de conscientização sobre reciclagem e descarte correto de resíduos.
Como funciona – Primeiro os moradores levam os resíduos recicláveis ao posto de coleta. Lá, o material será pesado e transformado em pontos. Cada tipo de resíduo gera uma pontuação de acordo com o seu valor de mercado e seu impacto ambiental. Os pontos poderão ser trocados por descontos, brindes ou bonificações.
As lojas do Praiamar Shopping serão os primeiros parceiros do programa Recicla + Santos, que está aberto a adesões por parte dos comerciantes dacidade.
O que pode ser trocado – Papel (branco, papelão, caderno, livros, jornal e revistas), plásticos (garrafa PET, embalagens plásticas e potes de sorvete), metal (ferro, bronze, alumínio, latas de cerveja e refrigerante), vidro (embalagens de vidro em geral, garrafa de cerveja e aguardente), óleo de cozinha e embalagens longa vida para bebidas (Tetrapak). Resíduos orgânicos e não-recicláveis não serão recebidos no posto de coleta