Da Redação
A chuva constante que atingiu Santos na noite de sexta-feira (7) gerou um deslizamento de terra na encosta do Morro do Fontana e fez ceder uma parte do asfalto, atingindo a obra de alargamento da Rua Rubião Júnior. Nenhuma residência foi atingida e ninguém ficou ferido, de acordo com a Prefeitura Municipal.
O caso ocorreu por volta das 20 horas, segundo informações da Defesa Civil de Santos. O local do ocorrido faz divisa com o Morro São Bento, próximo à Rua Santa Marta.
Em março do ano passado, um deslizamento, também fruto da chuva, matou quatro pessoas justamente no Morro São Bento, perto da ocorrência da noite desta sexta-feira.
A obra integra a Etapa 5 da Nova Entrada da Cidade, ligada ao PAC-Mobilidade. O local passa por reforma para que seja feita a implantação de corredores de ônibus na região.
Uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos (Seserp), através da Subprefeitura dos Morros, já acionou a empresa responsável pela obra para avaliar a situação e iniciar os reparos. A Defesa Civil isolou o local, com o apoio da CET, para disciplinar o trânsito.
Estado de observação
O Ãndice pluviométrico das últimas 72 horas era de 58,2 milÃmetros até a manhã deste sábado. Os morros seguem em estado de observação. A Defesa Civil orienta que moradores fiquem atentos aos sinais de inÃcio de deslizamento, como trincas no terreno, degraus de abatimento ou rachaduras no solo, trincas novas nos pisos ou nas paredes das casas, muros estufados ou inclinação de árvores, postes, cercas ou muros.
“Outros indÃcios são valas e surgimento de águas mais barrentas que o normal e estalos ou aumento das trincas em blocos ou paredões rochososâ€, alerta o coordenador da Defesa Civil, Daniel Onias. Caso observe alguns destes sinais, a pessoa deve sair imediatamente do local, ligar para a Defesa Civil no 199 e procurar um voluntário de sua comunidade (do Nudec).
Socorro
Quem precisar de socorro também pode acionar o Corpo de Bombeiros pelo 193 e a PolÃcia Militar, no 190. MunÃcipes que quiserem receber informações sobre os alertas meteorológicos podem se cadastrar enviando o CEP por mensagem de texto (SMS) para o número 40199.
Crédito das fotos: Viver no Morro e Região