PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Santos Jazz Festival termina com homenagem a Dorival Caymmi que completaria 110 anos

Uma verdadeira maratona de boa música se encerra hoje (28) no Centro Histórico de Santos. A programação do Santos Jazz Festival tem início às 14h com a abertura do espaço para a educação musical. A Camerata de Violões do Projeto Guri de Santos se apresenta às 14h30. Em seguida a música latina instrumental vem com VARO, e apresentando a junção artística dos músicos Felipe Romano (percussionista, baterista, compositor e mestre do maracatu Quiloa) e Heitor Vallim compositor com relevante trabalho em trilhas sonoras de curtas metragem. Logo depois é a vez de Claudio Celso – que divide sua vida artística entre o Brasil e os Estados Unidos desde 1978. Para o Santos Jazz sobe ao palco muito bem acompanhado com Duda Neves (bateria) e Pichu Borelli (baixo), prometendo inovar na mistura de ritmos, inclusive unindo forró pé de serra com jazz fusion.

Já pra deixar um gostinho de “quero mais†e abrir caminho para a próxima edição, o festival encerra trazendo Uma Ode a Dorival Caymmi, homenagem ao mestre baiano que estaria completando 110 anos. O consagrado bluseiro Adriano Greniberg faz um verdadeiro mergulho na obra do artista, que em suas composições traz os hábitos, costumes e tradições de sua gente, com olhar especialmente voltado aos trabalhadores do mar, em canções imortais como _Promessa de Pescador, É Doce Morrer no Mar e Canto de Nanã. Ao final o Arcos irá virar um verdadeiro salão de baile dos bons! O Clube do Balanço apresenta o show que comemora seus 25 anos de carreira. Apaixonados por música instrumental regada à boa pitada de jazz trarão samba-rock com seus grandes clássicos cantados na voz de Tereza Gama.

Retrospectiva

Em onze edições o Santos Jazz soma 225 shows, 45 workshops e oficinas, mais de mil músicos envolvidos e público superior a 100 mil pessoas! Entre os artistas que já constelaram na programação estão Hermeto Paschoal, Egberto Gismonti, César Camargo Mariano, Mônica Salmaso, João Donato, João Bosco, Banda Mantiqueira, Rosa Passos, Leny Andrade, Yamandu Costa, Arismar Espírito Santo e dezenas de outros grandes músicos nacionais, internacionais e muitos dos nossos talentos locais. Colocar luz aos novos também sempre foi um propósito. Ayrton Montarroys, Vanessa Moreno, Rael, Liniker, Xênia França e Francisco El Hombre são algumas das estrelas do novo cenário musical que já estiveram por aqui.

PROGRAMAÇÃO

  • 14h – VDJ Jô Discolada
  • 14h30 – Camerata Santista do Projeto Guri
  • 15h30 – Varo – Felipe Romano, Heitor Vallin & Convidados
  • 16h30 – Cláudio Celso Trio
  • 17h30 – Adriano Grineberg – Uma ode a Dorival Caymmi
  • 19h – Clube do Balanço – Celebração dos 25 anos de carreira