PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Santos planeja ter hospital pedi√°trico, escola e conjunto esportivo em parceria com a iniciativa privada

O investimento √© da ordem de R$ 85 milh√Ķes.¬†

 

Foto: Divulgação / Prefeitura de Santos

Da redação

A Prefeitura de Santos planeja erguer um complexo hospitalar pediátrico, uma unidade de ensino infantil, um conjunto de quadra esportiva e um campo de futebol, além do viário de acesso, no bairro do Areia Branca, na Zona Noroeste. O objetivo é que a obra seja feita pela iniciativa privada por meio de permutas de áreas na chamada Alemoa Industrial.

Para isso, o executivo santista enviou √† C√Ęmara Municipal, na quinta-feira (21), um projeto de lei solicitando autoriza√ß√£o para realizar a troca de terrenos. O investimento √© da ordem de R$ 85 milh√Ķes. Com a aprova√ß√£o, a expectativa √© de que as obras comecem posteriormente e fiquem prontas em cerca de 15 meses.

Conforme a administra√ß√£o municipal, o terreno a ser cedido pelo munic√≠pio refere-se √† Via A – uma √°rea que j√° foi utilizada para desvios ferrovi√°rios e que se encontra inserv√≠vel na Alemoa. No local, ser√° constru√≠do um ramal ferrovi√°rio possibilitando que as empresas operem por esse modal, retirando por volta de 250 caminh√Ķes/dia do bairro.

Em troca, as companhias do setor portu√°rio ficar√£o respons√°veis pela constru√ß√£o dos equipamentos a serem instalados em uma √°rea de 15.539,26 metros quadrados, na esquina da Avenida Manoel Ferramenta J√ļnior com a Rua Cesar Augusto de Castro Rios, no Areia Branca.

‚ÄúCom a autoriza√ß√£o, poderemos fazer a permuta de uma √°rea industrial retroportu√°ria com voca√ß√£o ferrovi√°ria para que empresas construam um hospital pedi√°trico da Zona Noroeste, uma especialidade t√£o necess√°ria para o munic√≠pio, e onde poder√£o ser realizadas cirurgias eletivas. Ou seja, √© um hospital de especializa√ß√£o, p√ļblico, na Zona Noroeste para atender toda a Cidade‚ÄĚ, informa o prefeito, Rog√©rio Santos.

Segundo a Prefeitura, o¬†hospital pedi√°trico ser√° composto por t√©rreo mais seis pavimentos, al√©m de √°rea t√©cnica e √°reas de acesso. Haver√° pronto-socorro e emerg√™ncia; centro cir√ļrgico com duas salas, farm√°cia e laborat√≥rio de exames; al√©m de dez leitos de UTI, 20 leitos de enfermaria, lact√°rio e copa, √°rea administrativa, apoio aos funcion√°rios e audit√≥rio.

‚ÄúH√° escassez de vagas hospitalares pedi√°tricas p√ļblicas na regi√£o e o hospital vai suprir essa necessidade para os moradores de Santos, tornando mais √°gil a transfer√™ncia das crian√ßas para os leitos de que necessitarem e a realiza√ß√£o de alguns procedimentos cir√ļrgicos‚ÄĚ, ressaltou o secret√°rio de Sa√ļde de Santos em exerc√≠cio, Denis Valejo.

A unidade de educação infantil será formada por térreo mais um pavimento, além de área técnica e áreas de acesso. Contará com 14 salas de aula (berçário, maternal, jardim e pré), brinquedoteca, refeitório, secretaria e área administrativa; além de sala de professores e pátio coberto. No terreno haverá ainda quadra esportiva coberta e campinho de futebol, totalizando 627 m².

‚ÄúAl√©m da escola de educa√ß√£o infantil e do conjunto esportivo, ainda restar√£o nove mil metros quadrados de terreno, o que possibilitar√° futuras constru√ß√Ķes habitacionais, outras escolas ou outros equipamentos p√ļblicos‚ÄĚ, acrescenta o chefe do Executivo santista.