PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

Santuário do Valongo prorroga inscrições para artesãos na mostra de 800 anos das chagas de São Francisco

Artistas podem se inscrever por e-mail, telefone ou WhatsApp; exposição começa no próximo dia 10.

 

Foto: Diocese de Santos

Da redação

O Santuário Santo Antônio do Valongo prorrogou até quinta-feira (7) as inscrições para artesãos participarem da exposição que marca os 800 anos da impressão das chagas (estigmas) de São Francisco de Assis. Os candidatos poderão se inscrever por e-mail, telefone ou WhatsApp.

O tema será “São Francisco, através dos estigmas, traz em seu corpo a imagem do Crucificado, não esculpida em tábuas de pedra ou de madeira, como foi com Moisés, mas desenhada nos membros do corpo pelo dedo de Deus vivo”.

Os candidatos poderão se inscrever por e-mail (ssavalongo@uol.com.br), telefone (13 – 3219-1481) ou WhatsApp da curadora da exposição, Elaine Rodrigues (13 – 97407- 2054) ou ir pessoalmente ao Santuário (Largo Marquês de Monte Alegre, 13 – Valongo), de terça a domingo, das 9 às 17h30. O Santuário fica no Largo Marquês de Monte Alegre, 13 – Valongo, em frente ao Museu Pelé.

A exposição terá início no período litúrgico da Quaresma, quando os católicos são convidados a viver um período de reflexão e preparação espiritual para a Semana Santa e a Páscoa. A mostra começará no dia 10 de março e os trabalhos poderão ser apreciados até 15 de maio. A entrada é gratuita e a exposição poderá ser visitada de terça a domingo, das 9 às 17h30.

Os artesãos terão 20 espaços para montar suas apresentações, com diversos materiais e origens. Os candidatos podem ser da Baixada Santista ou de outros estados.

O reitor do Santuário Santo Antônio do Valongo, Padre Denilson Freitas, pontua que a proposta é que a mostra ocorra nos mesmos moldes da tradicional Exposição de Presépios, que há 30 anos atrai milhares de munícipes e turistas, devotos de tantas localidades, inclusive de fora do Brasil. “Desta vez, recordaremos os 800 anos da impressão dos estigmas (chagas) de São Francisco no Monte Alverne, na Itália, precisamente no dia 17 de setembro de 1224.

O Santuário do Valongo convoca artesãos para uma nova exposição que retrate os aspectos da paixão e morte de Cristo, os estigmas (chagas) de Cristo, e a impressão dos estigmas de São Francisco”, relata o sacerdote.