PUBLICIDADE

Santos / Cotidiano

ZN ganhará Praça da Cidadania com escola de qualificação profissional

Da Redação

Um espa√ßo destinado √† conviv√™ncia e participa√ß√£o comunit√°ria, ao lazer, esporte, cultura e meio ambiente, com oferta de qualifica√ß√£o profissional. √Č a Pra√ßa da Cidadania, que ser√° implantada na Avenida Jornalista Armando Gomes (Av. Beira Rio), na Zona Noroeste, em uma parceria entre Munic√≠pio e Estado.

 - REVISTA MAIS SANTOS

A iniciativa integrará uma série de investimentos que estão sendo projetados pela Prefeitura de Santos nessa região da Cidade, a exemplo do Parque Palafitas e do Conjunto Habitacional Prainha.

O programa √© coordenado pelo Fundo Social de S√£o Paulo (FUSSP), que visa promover solu√ß√Ķes integradas nas √°reas de educa√ß√£o, economia e ecologia, promovendo cidadania e inclus√£o social em espa√ßos de extrema vulnerabilidade.

A formaliza√ß√£o da parceria ocorreu nesta ter√ßa-feira (3), com assinatura do conv√™nio no Pal√°cio dos Bandeirantes, em S√£o Paulo. Para as obras, que t√™m valor estimado de R$ 3,5 milh√Ķes, com recursos do Estado, ser√° aberta licita√ß√£o no pr√≥ximo m√™s (setembro).

Os serviços devem ser iniciados em janeiro, a cargo do Governo Estadual, e concluídos no primeiro trimestre de 2022. A gestão, manutenção e zeladoria do espaço após a implantação será de responsabilidade do Município, bem como a mobilização junto à comunidade para adesão à iniciativa.

ESPA√áO TER√Ā ESCOLA DE QUALIFICA√á√ÉO PROFISSIONAL

No local, em 386 m² de área construída, será erguido prédio do programa Escola de Qualificação Profissional, que terá escolas de gastronomia, cabeleireiro e barbearia, beleza e bem-estar, moda e arte, informática, construção e sustentabilidade, além de sala multiuso para atividades culturais e comunitárias com a Prefeitura, conforme modelo das Vilas Criativas.

São mais de 20 cursos desenvolvidos pelo Fundo Social de São Paulo, em parceria com o Centro Paula Souza, todos voltados para a geração de renda e o desenvolvimento da economia local.

“Um programa muito importante n√£o apenas por ser uma √°rea de lazer, mas tamb√©m como √°rea para forma√ß√£o da cidadania. Traz a qualifica√ß√£o profissional para permitir que essas pessoas, ao serem qualificadas, possam ter a oportunidade de emprego”, afirmou o governador Jo√£o D√≥ria.

O prefeito Rog√©rio Santos destacou que a iniciativa “vem somar ao trabalho que a gente j√° faz em rela√ß√£o ao esporte e √† cultura, mas, principalmente, √† qualifica√ß√£o profissional por meio das Vilas Criativas, para a oportunidade das pessoas que vivem nessa regi√£o de extrema vulnerabilidade. √Č uma boa parceria que nos ajudar√°, inclusive, no desenvolvimento de projetos habitacionais que temos tamb√©m firmados com o Estado”, disse ele, acompanhado do presidente da Cohab- Santista, Maur√≠cio Prado.

ESPORTE, LAZER E CONVIVÊNCIA

O programa ainda contempla a melhoria das condi√ß√Ķes urbanas do territ√≥rio com a implanta√ß√£o de √°reas voltadas para o esporte, lazer e conviv√™ncia, visando mais qualidade de vida, participa√ß√£o comunit√°ria e integra√ß√£o da popula√ß√£o.

O espaço terá área total de 3.450 m² e contará com academia ao ar livre; pistas de skate, de caminhada e corrida; ciclovia; quadra poliesportiva; quadra de futebol society; quadra de basquete de rua, em tamanho 3×3; área de jogos; parquinho infantil; cinema ao ar livre; horta comunitária e um jardim de chuva.

IMPACTO

“O programa t√™m gerado impacto muito relevante nas comunidades vulner√°veis onde j√° est√° inserido”, disse o presidente do Fundo Social de S√£o Paulo (FUSSP), Fernando Chucre. Al√©m de Santos, tamb√©m foram contemplados com o programa os munic√≠pios de Carapicu√≠ba, Cubat√£o, Itapevi, Itaquaquecetuba e Osasco.

A iniciativa j√° est√° presente em Santo Andr√©, Guarulhos e na capital, em Parais√≥polis. Tamb√©m estavam os secret√°rios de Estado de Desenvolvimento Econ√īmico, Patr√≠cia Ellen da Silva, e de Desenvolvimento Regional do Estado de S√£o Paulo, Marco Vinholi.

Fotos: Reprodução/Facebook