
Foto: Divulgação/Facebook
Alunos da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) fazem a ocupação do campus Silva Jardim. Os estudantes realizam o ato em manifestação contrária à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que tramitou na Câmara como PEC 241, e à reforma do Ensino Médio.
Conforme a assessoria de imprensa da universidade, a reitoria não foi oficialmente comunicada. A nota divulgada informa ainda que o acompanhamento sobre a manifestação está sendo feito conforme o que os alunos divulgam nas redes sociais.
Redes sociais – De acordo com nota divulgada hoje (4), através das redes sociais, pela comissão de comunicação dos estudantes da Unifesp, foi definida em uma assembleia estudantil que o acesso à instituição será permitido apenas pelo portão situado na Rua Campos Melo. O acesso à portaria da Silva Jardim e também ao estacionamento do prédio, tanto para docentes como discentes, está bloqueado.
Os estudantes fizeram uma publicação no Facebook solicitando a doação de alimentos e medicamentos. A lista inclui produtos de higiene pessoal e de limpeza, materiais de papelaria e utensílios como papel toalha, copinhos, pratos e talheres de plástico.
PEC 241 – A proposta determina que as despesas da União sejam fixadas conforme o gasto do ano anterior, corrigido pela inflação acumulada durante os doze meses. A preocupação é que a medida paralisa os valores repassados a áreas como educação e saúde. A proposta foi aprovada pela Câmara e, desde o mês passado, tramita no Senado como PEC 55.
Ocupações – De acordo com o Ministério da Educação, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será adiado em 364 locais de prova, impedindo 240.304 estudantes de fazer a prova. A lista com a relação completa dos locais de prova cancelados será divulgada no site do Inep.