Em torno de 200 pessoas participaram de um dia de brincadeiras e muita diversão por meio de das diversas atividades esportivas, culturais, artÃsticas, de estética, saúde e bem-estar promovidas pelo Programa Cidadania em Ação, que ocorreu nas imediações do Mercado Municipal de Santos, neste sábado (12).
Na oportunidade, houve também uma conversa sobre Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que foi conduzida pela orientadora educacional e educadora sexual, Christiane Andrea, e reuniu mais de 60 participantes entre crianças e seus responsáveis. “É muito importante conversar sobre abuso sexual pois os casos podem ocorrer em qualquer lugar: clubes, ruas, igrejas, em ambientes familiares, inclusive, a maioria dos casos acontecem dentro da própria casa. É importante que os familiares estejam atentos aos sinais de abuso e denunciem”, afirmou Christiane.
Simone Regina Alves Menezes, de 29 anos, não tem filhos, mas cuida de vários sobrinhos. Para ela é importante aprender a lidar com uma situação que envolve abuso, pois, casos assim podem acontecer com qualquer criança, em qualquer famÃlia. “Precisamos ficar espertos e nos atentarmos aos sinais que as crianças dão. Foi ótimo participar desta conversa, pois, muitas informações que foram passadas aqui eu não sabia. Foi esclarecedor”, disse Simone.
O telefone para denunciar possÃveis casos de abuso sexual ou qualquer tipo de violência infanto-juvenil é o Disque 100. A ligação é gratuita e pode ser anônima.
A palestra foi umas das ações da Prefeitura alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado dia 18 de maio. A iniciativa integra a adesão do MunicÃpio à campanha ‘Pode ser abuso’, da Fundação Abrinq.
Atividades
Dentre as atividades promovidas pelo Programa Cidadania em Ação, foram destaque as oficinas de pintura, de mangá, de pirogravura, de pipas e de beleza (corte de cabelo, design de sobrancelhas e pintura de unhas infantis), van odontológica, brinquedos infláveis e circuito esportivo.
Houve também palestras sobre prevenção contra doenças, estande do projeto Leia Santos, apresentação do Canil da Guarda Civil Metropolitana e orientações jurÃdicas para a mulher, para os jovens e de polÃticas públicas Étnico-Raciais.