O museu fica no Largo Marquês de Monte Alegre, no Valongo. O espaço fica aberto todos os dias, com entrada gratuita, das 10h às 17h30.
Da redação
Em 2023, o Museu Pelé bateu recorde de visitantes e teve 81,6 mil pessoas que foram conhecer a história de Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé. O ano é considerado o com o melhor público da história.
O museu fica no Largo Marquês de Monte Alegre, no Valongo. O espaço fica aberto todos os dias, com entrada gratuita, das 10h às 17h30. O local foi escolhido pelo próprio Rei. O público encontra toda a trajetória de Pelé no futebol, com documentos, camisas, chuteiras, bolas, condecorações e troféus, entre muitos outros itens do acervo pessoal dele. Nos 4.134m² do prédio, o público também aprecia áudios, filmes, fotos e textos.
O Rei do Futebol morreu no dia 29 de dezembro de 2022, após complicações de um câncer de cólon. Se estivesse vivo, ele teria completado 83 anos em 23 de outubro.
Conforme a prefeitura, desde a inauguração, em 2014, mais de 446,4 mil santistas e turistas puderam conferir a história do maior jogador de futebol de todos os tempos. O museu abriu as portas durante a Copa do Mundo no Brasil.
Ainda com a influência de ser o mais novo ponto turístico da cidade, em 2015 havia registrado o maior público, com 57,7 mil pessoas. Em agosto de 2023, esta marca já havia sido ultrapassada.
Conforme a administração municipal, diversos fatores levaram ao aumento do interesse no museu. Em outubro de 2021, o equipamento passou a ter a entrada gratuita para estimular o turismo no Centro Histórico e para que cada vez mais pessoas tenham contato com a linda história do Rei do Futebol.
O falecimento de Pelé, em dezembro de 2022, também fez crescer o interesse em conhecer a história de um dos brasileiros mais conhecidos de todos os tempos, inclusive entre as pessoas mais jovens, que sequer tiveram o privilégio de vê-lo jogar.
Além disso, nos dias seguintes à morte do Rei, o museu foi palco de inúmeras reportagens de veículos de imprensa do mundo todo, o que naturalmente tornou o equipamento ainda mais conhecido.