PUBLICIDADE

Santos / Esporte

Santos abre inscri√ß√Ķes nesta segunda para modalidade in√©dita de t√™nis em cadeira de rodas

Da Redação

Mais uma modalidade paralímpica passa a fazer parte dos cursos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Santos, através da Secretaria de Esportes (Semes): o tênis em cadeira de rodas. Inédita na Baixada Santista, a atividade será realizada em parceria com o Clube Internacional de Regatas, que disponibilizará a quadra de saibro (pó de tijolo).

Para se inscrever, os interessados (apenas pessoas com defici√™ncia nos membros inferiores) devem comparecer √† secretaria do Centro Esportivo e Recreativo Rebou√ßas (Pra√ßa Jos√© Rebou√ßas s/n¬ļ, Ponta da Praia), a partir desta segunda-feira (13), das 9h √†s 12h e das 14h √†s 17h, com comprovante de resid√™ncia, duas fotos 3×4, documento de identidade e atestado m√©dico emitido h√° no m√°ximo tr√™s meses. No caso de menores de idade, devem estar acompanhados de um respons√°vel legal.

As aulas serão dadas pelo professor da modalidade Vinícius Reberde de Almeida, que agora se dedica ao ensino para cadeirantes. As atividades ocorrerão às terças e quintas-feiras, das 11h às 12h e das 12h às 13h.

O secret√°rio de Esportes, Gel√°sio Ayres Fernandes Jr, destaca que a Prefeitura est√° incrementando o n√ļmero de modalidades oferecidas ao p√ļblico. “Assim como foi com a esgrima, o t√™nis em cadeira de rodas √© mais uma modalidade sendo oferecida gratuitamente aqui na regi√£o de forma in√©dita”.

Os benef√≠cios desse esporte t√™m efeitos do ponto de vista f√≠sico e mental. “A sociabiliza√ß√£o entre os praticantes √© fundamental, pois apesar de ser um esporte individual, o t√™nis √© praticado e treinado com mais de uma pessoa em quadra e isso faz toda a diferen√ßa para o bem-estar e a qualidade de vida”, diz o professor Vin√≠cius.

Ele ressalta que as aulas ser√£o voltadas para crian√ßas a partir de 10 anos e sem limite de idade. “Esse √© o grande diferencial do t√™nis, voc√™ pode aprender ainda crian√ßa, mas praticar a vida toda. Especificamente no caso do t√™nis de cadeira de rodas, a diferen√ßa principal da regra √© que a bolinha pode pingar duas vezes, e isso facilita a pr√°tica”, explica.

Pandemia

Em virtude de pandemia de covid-19 e da disponibilidade de quadras, as vagas s√£o limitadas e cada turma contar√° com apenas seis alunos.

As cadeiras de rodas serão oferecidas pela entidade parceira Fast Wheels, e todos os equipamentos para a prática esportiva serão fornecidos pela Prefeitura, sempre passando por higienização com álcool 70% após cada utilização.

√Č obrigat√≥rio o uso de m√°scara facial durante as aulas, higieniza√ß√£o das m√£os e respeito aos protocolos de seguran√ßa e distanciamento social.

Foto: Carlos Nogueira/Divulgação Prefeitura Municipal de Santos