PUBLICIDADE

Santos / Esporte

T√©cnico do time feminino do Santos vence c√Ęncer e j√° mira t√≠tulo

 - REVISTA MAIS SANTOS

*Com informa√ß√Ķes da Ag√™ncia Brasil

Os √ļltimos meses foram dif√≠ceis para Guilherme Giudice, mas n√£o por causa do novo coronav√≠rus (covid-19). Pouco antes de a pandemia chegar ao Brasil, o t√©cnico do time feminino do Santos foi diagnosticado com um c√Ęncer no pesco√ßo e no retroperit√īnio (espa√ßo anat√īmico atr√°s da cavidade abdominal). Foram quatro ciclos de quimioterapia at√© a esperada not√≠cia da recupera√ß√£o.

‚ÄúA primeira quimioterapia foi no dia da partida com o Cruzeiro [17 de fevereiro, pela terceira rodada do Brasileiro Feminino]. Sa√≠ da sess√£o e fui direto para o jogo, na Vila Belmiro. Uma coisa que ajudou muito, desde o come√ßo, foi continuar trabalhando. Isso me ajudou a levar bem o tratamento, porque eu estava sempre ocupado‚ÄĚ, conta o t√©cnico √†¬†Ag√™ncia Brasil.

Para dar conta, Guilherme precisou adaptar rotina e vestimentas no dia a dia. ‚ÄúEu sabia dos riscos. Quando inicia o procedimento, a imunidade cai muito e voc√™ fica suscet√≠vel a qualquer tipo de doen√ßa. Qualquer resfriado passa a ser preocupante. S√≥ mesmo nos dias de sess√£o √© que eu n√£o ia aos treinos. Nos demais, estava l√°, tomando todos os cuidados, protegendo toda a pele, usando roupas compridas, evitando muito contato‚ÄĚ, descreve.

A pandemia interrompeu o campeonato e os treinos presenciais em Santos (SP). Com isso, Guilherme transferiu o tratamento para S√£o Jos√© dos Campos (SP), cidade em que mora e permanece desde o in√≠cio da quarentena. O isolamento do t√©cnico come√ßou na pr√≥pria resid√™ncia. ‚ÄúFizemos como se fosse um¬†bunker. Fiquei com um espa√ßo s√≥ para mim, onde eu dormia e mantinha minha rotina, principalmente para evitar contato com outras pessoas da casa‚ÄĚ, recorda.

Os ciclos de quimioterapia foram conclu√≠dos no in√≠cio de junho. Os exames indicaram que, dos tumores, havia sobrado apenas o do pesco√ßo, j√° em tamanho reduzido, devido ao tratamento. Em 13 de junho, Guilherme fez uma cirurgia para extra√ß√£o do n√≥dulo. ‚ÄúFoi feita a bi√≥psia e, gra√ßas a Deus, ele era benigno. Ent√£o, com a retirada dele, n√£o ficou mais nada‚ÄĚ, comemora.

 - REVISTA MAIS SANTOS

Retorno

O Santos será um dos primeiros times a jogar no retorno do Brasileiro Feminino. A previsão dada pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Rogério Caboclo, em entrevista ao jornal O Globo, é que o campeonato da Série A1 (primeira divisão) recomeçará em 26 de agosto. O torneio foi interrompido com três partidas a serem realizadas pela quinta rodada. Uma delas é o duelo entre as Sereias da Vila e o Audax, inicialmente marcado para o litoral paulista.

O Alvinegro Praiano venceu os quatro jogos que realizou (contra Flamengo, Iranduba, Cruzeiro e Grêmio) e está em segundo lugar, com os mesmos 12 pontos da líder Ferroviária, superado no saldo de gols. Ainda não há previsão de quando o elenco retornará aos treinos. Enquanto isso, a preparação é realizada virtualmente.

Fotos: Agência Brasil