A Secretaria do Meio Ambiente (Semam), de Santos, já está fazendo o recolhimento de animais de grande porte como cavalos, que estão abandonados nas ruas da Cidade. Em 2018, duas forças tarefas foram realizadas, que resultaram na demolição de 12 cocheiras clandestinas, sendo que seis delas pertenciam a uma empresa privada.
O recolhimento desses animais será feito através de denúncias enviadas à Semam, pelo telefone (13) 3226-8080 (horário comercial) ou, para o telefone 153, da Guarda Municipal. Os animais apreendidos serão cuidados e, posteriormente, colocados para adoção. O Código de Posturas do MunicÃpio determina que é proibido criar e manter animais de grande porte em Santos. Quem desrespeitar essa regra, pode receber multas que chegam a R$ 50 mil.
O serviço, válido desde segunda-feira (11), é de responsabilidade da empresa especializada C. Anselmo Horse, que venceu a licitação realizada pela Prefeitura. No contrato estão previstos apreensão, transporte, cuidados veterinários, alimentação e destinação adequada dos animais.
Este foi o segundo processo para contratação de empresa especializada nesse tipo de serviço. O primeiro, em julho de 2017, não registrou número suficiente de interessados, como prevê a lei.