PUBLICIDADE

Santos / Festas Populares

Prefeitura e Liga das Escolas de Samba de Santos definem início do planejamento para Carnaval 2022

Da Redação

A Secretaria de Cultura anunciou que será dado início ao planejamento do Carnaval de 2022, o que inclui o desfile das escolas de samba. A pasta e a Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos (LICESS) tiveram reunião nesta sexta-feira (1) a respeito do assunto.

“A partir de hoje, já temos uma luz no fim do túnel para que essa cadeia produtiva gerada pelo Carnaval comece a trabalhar”, afirma Rafael Leal, secretário de Cultura de Santos. “É uma segurança para que esse trabalho seja iniciado. Oitenta e cinco por cento da população já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19”, emenda.

A realização da folia de Momo foi, inclusive, tratada pela Revista Mais Santos na edição do último fim de semana. E todos já projetavam expectativa positiva. No ano passado, não houve Carnaval em razão da pandemia da Covid-19.

Leal deixou claro que a conversa foi apenas sobre apenas dar início ao planejamento porque a autorização não depende exclusivamente dos entes que participaram da reunião.

“Quem vai autorizar o Carnaval em fevereiro são o Plano São Paulo e as autoridades sanitárias. Mas, assim, as escolas de samba poderão começar a montar sua estrutura”, observa. “Se tudo correr da forma que está correndo, vamos ter Carnaval planejado e com muita alegria, desde que o Plano SP e autoridades sanitárias autorizem”, reforça.

Do lado do Poder Público, a liberação para se fazer o planejamento também permite que seja possível cuidar de toda a infraestrutura ligada ao Carnaval, com a realização de licitações. Os nomes da Comissão de Carnaval serão publicados no Diário Oficial na próxima semana.

Confira nota da Licess sobre o Carnaval 2022

“Nesta sexta-feira (1/10), a Prefeitura Municipal de Santos, a Secretaria Municipal de Cultura e a Liga Independente Cultural das Escolas de Samba de Santos (LICESS) avançaram para a realização do Desfile das Escolas de Samba em 2022.

A condição primordial para isso será a manutenção dos atuais progressos no Plano São Paulo – estratégia do Governo do Estado para combate à Covid-19, baseada na ciência e na saúde – que têm permitido a retomada consciente e faseada de diversas atividades econômicas, culturais, esportivas e de lazer.

Não temos dúvidas: o Carnaval 2022 será um dos mais desafiadores de todos os tempos. Não só pelo hiato de dois anos desde o último desfile, mas, principalmente, pelas inúmeras adaptações técnicas a serem feitas para que as escolas possam cumprir os protocolos necessários à manutenção do controle da pandemia.

Por outro lado, estamos prontos. Esta missão já era almejada – e norteia todos os passos da nova gestão da LICESS desde o primeiro dia de mandato, em abril deste ano.

A partir de agora, contando com o aval e a parceria do poder público, pretendemos mobilizar patrocinadores, meios de comunicação e, principalmente, as comunidades que abraçam nossas 16 agremiações para atingir a viabilidade técnica, financeira e estrutural para nosso grande espetáculo.

Será um momento de redenção, de reencontros e homenagens e, também, de reconhecimento ao importante trabalho social realizado pela LICESS e suas filiadas durante a pandemia.

Entre outros resultados e ações, podemos citar as mais de 16 toneladas de alimentos arrecadadas em troca de ingressos para o desfile de 2020, lives e Carreata Solidária – posteriormente doadas ao Fundo Social e famílias em áreas de vulnerabilidade social -, além de mobilização nas campanhas de prevenção, cessão de espaços para vacinação e projetos de geração de renda.

Contamos desde já com o apoio de todos os que amam o Carnaval de Santos e suas agremiações para que possamos pisar novamente na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz com toda segurança e responsabilidade.

LICESS
Fábio Przygoda – Presidente
E Diretoria”

Foto: Arquivo