PUBLICIDADE

Santos / Meio Ambiente

Santos instala barreiras ecológicas com plantas aquáticas nos canais da cidade

O primeiro foi instalado dentro do Canal 1, na Avenida Pinheiro Machado, esquina com a Avenida Presidente Wilson, nesta quinta-feira (21). O objetivo é impedir a chegada de resíduos sólidos no mar de forma mais eficiente e sustentável. 

 

Foto: Francisco Arrais / Prefeitura de Santos

Da redação

A Prefeitura de Santos está instalando ecobarreiras nos canais da cidade, para impedir a chegada de resíduos sólidos no mar de forma mais eficiente e sustentável. O primeiro foi instalado dentro do Canal 1, na Avenida Pinheiro Machado, esquina com a Avenida Presidente Wilson, nesta quinta-feira (21). As ecobarreiras são feitas de galões para produtos de limpeza, que viram um flutuante com aguapés.

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) vai substituir as barreiras em todos os canais e ampliar a utilização da contenção, que será instalada, em diversos pontos na cidade, não apenas próximo às praias.

Segundo a administração municipal, as plantas têm uma função ambiental além de serem agradáveis ao olhar. Os aguapés são adaptados à água salobra e filtram o líquido do canal por um processo biológico. Já a flutuação da barreira se dá por meio de galões de plástico de produtos de limpeza reaproveitados, que presos por redes e cordas de pesca reutilizadas, doados por pescadores locais, faz a contenção dos resíduos sólidos.

O projeto foi idealizado pelos estagiários de Engenharia Ambiental da Semam, sob a supervisão da bióloga Débora Mandaji, mestre em saneamento básico. A confecção das ecobarreiras contou com o apoio do Programa Beco Limpo, do Instituto Arte no Dique, e da Unifesp.