Da Redação
O efetivo da Guarda Civil Municipal (GCM) de Santos passará a contar com uma moderna rede de rádios digitalizada. Os equipamentos foram adquiridos pela Prefeitura por meio de processo licitatório, com investimento no valor de R$ 736 mil.
A modernização do sistema já está em andamento e prevê, até o dia 15 de agosto, a substituição de todos os rádios com frequência analógica por digitais, após o término da implantação das novas antenas localizadas nas coordenadorias da GCM.
Ao todo, serão 100 novos rádios digitais móveis tipo HT (Hand Talk), sendo que cinco ficarão à disposição da Defesa Civil, além de seis bases fixas – a serem instaladas nas coordenadorias da GCM da Área Continental, Morros e zonas Intermediária, Orla e Centro Histórico, além da Ronda Ostensiva Municipal (ROMU).
Os rádios comunicadores digitais contam com sistema de localização por GPS, melhor qualidade de áudio (comunicação limpa e sem interferências), gravação de conversas, bluetooth, chamadas em grupo ou privativa, alerta do botão de pânico (que envia alarmes para rápida localização); bem como outros recursos tecnológicos.
O Secretário Municipal de Segurança, Sérgio Del Bel, enfatizou a tecnologia empregada. “A chegada desses equipamentos faz parte da modernização que a Guarda Municipal tem passado ao longo desses anos, para maior integração e proteção dos profissionais e da população”.
De acordo com o comandante da GCM, Marcelo Messias, os novos rádios comunicadores irão melhorar as atividades operacionais dos agentes. “Os rádios irão agilizar o patrulhamento preventivo e o atendimento das ocorrências pela corporação”.
Foto: Divulgação