PUBLICIDADE

Santos / Polícia

Guarda Municipal de Santos chega a 36 anos apostando em efetivo qualificado e tecnologia

Da Redação

A Guarda Civil Municipal de Santos (GCM) completou 36 anos neste domingo (15). E tem muito o que comemorar, em raz√£o da moderniza√ß√£o realizada pela Prefeitura nos √ļltimos anos e as a√ß√Ķes ainda v√£o aprimorar o trabalho da corpora√ß√£o.

Criada em 15 de agosto de 1985, a GCM Santos tem hoje entre suas principais atribui√ß√Ķes proteger o patrim√īnio p√ļblico, o cumprimento das leis e normas municipais, o patrulhamento preventivo e colaborar de forma integrada com as demais for√ßas de seguran√ßa, como as pol√≠cias Civil e Militar no combate √† criminalidade.

Formação

Com a amplia√ß√£o de suas fun√ß√Ķes, a Secretaria Municipal de Seguran√ßa P√ļblica (Seseg) tem desenvolvido uma pol√≠tica de forma√ß√£o continuada para a GCM, oferecendo conhecimento t√©cnico ao efetivo.

“Estamos promovendo para uma parte do efetivo os cursos de forma√ß√£o de armeiro e de atua√ß√Ķes na √°rea ambiental, visando ampliar o aperfei√ßoamento profissional dos agentes”, destacou o comandante da GCM, Marcelo Messias de Oliveira.

E neste ano, a corpora√ß√£o ainda vai receber refor√ßo. Um grupo de 71 novos guardas assumem suas fun√ß√Ķes, ap√≥s o curso de forma√ß√£o profissional (com base na matriz curricular nacional da Secretaria Nacional de Seguran√ßa P√ļblica ‚Äď Senasp, com carga hor√°ria de 830 horas).

Tecnologia

São constantes os investimentos em tecnologia. Novos rádios digitais com localização por GPS agilizaram o patrulhamento preventivo e o atendimento das ocorrências.

O uso de drones tamb√©m refor√ßou a atua√ß√£o dos agentes em situa√ß√Ķes de risco.

H√° quase um ano a Cidade passou a contar com uma central de intelig√™ncia: o Centro de Controle Operacional (CCO), onde for√ßas de seguran√ßa e servi√ßos municipais atuam conjuntamente, 24 horas por dia, no monitoramento das vias e equipamentos p√ļblicos, integrando, al√©m do trabalho da Guarda Municipal, Pol√≠cia Militar, Defesa Civil, CET, Samu e Ouvidoria Municipal.

A construção da base compartilhada da GCM e Polícia Militar, em 2020, na Nova Entrada de Santos, aliou órgãos importantes de segurança e monitoramento. Localizada em um ponto estratégico, permite um tempo de resposta mais rápido das equipes de segurança.

Pandemia

Desde mar√ßo de 2020, o efetivo da Guarda Municipal est√° mobilizado para o cumprimento das medidas de enfrentamento ao novo coronav√≠rus. Entre as a√ß√Ķes, a fiscaliza√ß√£o do uso de m√°scara, com√©rcio e aglomera√ß√Ķes, al√©m de barreiras sanit√°rias na entrada da Cidade, sempre buscando a orienta√ß√£o e a conscientiza√ß√£o da popula√ß√£o no combate √† doen√ßa.

Planejamento

Neste ano, a Secretaria Municipal de Segurança e o comando da GCM promoveram uma divisão das áreas das suas coordenadorias, que agora passam a cobrir os mesmos locais de atuação da Polícia Militar e delegacias policiais, melhorando o planejamento e as atividades da guarda municipal.

“Nos √ļltimos anos, a GCM vem passando por uma transforma√ß√£o bastante profunda, tanto nos seus equipamentos quanto a sua atua√ß√£o na rua, passando de uma corpora√ß√£o essencialmente patrimonial para atuar ao lado do cidad√£o. Exemplo do seu valor tem sido o trabalho de orienta√ß√£o e fiscaliza√ß√£o nessa pandemia da covid-19. Portanto, √© motivo de muito orgulho ter uma Guarda Municipal √† altura da cidade de Santos”, enfatizou o secret√°rio municipal de Seguran√ßa, Sergio Del Bel.

A GCM em n√ļmeros

Efetivo: 368 ( 297 Homens e 71 mulheres)

Efetivo de c√£es : quatro (os animais s√£o adestrados para auxiliar no patrulhamento, em a√ß√Ķes preventivas, abordagens e no combate √†s drogas).

Equipamentos:
52 veículos, entre vans, motos, quadriciclos, botes, dentre outros

Aquisição de novas armas de condutividade elétrica (em licitação)

Aquisição de gás espagidor (em licitação)

100 novos rádios comunicadores digitais, entre móveis e fixos, para todas as coordenadorias da GCM

2 drones

C√Ęmeras: 1.533 (meta de tr√™s mil at√© 2024)

Principais ocorrências atendidas em 2020/2021
-Perturbação do sossego
-Descumprimento do decreto municipal sobre a pandemia
-Pessoas em situação de risco
-A√ß√Ķes conjuntas (For√ßas-tarefas no com√©rcio de ferros-velhos para coibir o com√©rcio e recepta√ß√£o de produtos il√≠citos)

Projetos:
Nova Sede da Seseg e GCM Santos no Centro Histórico

Foto: Divulgação Guarda Municipal de Santos