PUBLICIDADE

Santos / Polícia

Guarda Municipal de Santos chega a 36 anos apostando em efetivo qualificado e tecnologia

Da Redação

A Guarda Civil Municipal de Santos (GCM) completou 36 anos neste domingo (15). E tem muito o que comemorar, em razão da modernização realizada pela Prefeitura nos últimos anos e as ações ainda vão aprimorar o trabalho da corporação.

Criada em 15 de agosto de 1985, a GCM Santos tem hoje entre suas principais atribuições proteger o patrimônio público, o cumprimento das leis e normas municipais, o patrulhamento preventivo e colaborar de forma integrada com as demais forças de segurança, como as polícias Civil e Militar no combate à criminalidade.

Formação

Com a ampliação de suas funções, a Secretaria Municipal de Segurança Pública (Seseg) tem desenvolvido uma política de formação continuada para a GCM, oferecendo conhecimento técnico ao efetivo.

“Estamos promovendo para uma parte do efetivo os cursos de formação de armeiro e de atuações na área ambiental, visando ampliar o aperfeiçoamento profissional dos agentes”, destacou o comandante da GCM, Marcelo Messias de Oliveira.

E neste ano, a corporação ainda vai receber reforço. Um grupo de 71 novos guardas assumem suas funções, após o curso de formação profissional (com base na matriz curricular nacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública – Senasp, com carga horária de 830 horas).

Tecnologia

São constantes os investimentos em tecnologia. Novos rádios digitais com localização por GPS agilizaram o patrulhamento preventivo e o atendimento das ocorrências.

O uso de drones também reforçou a atuação dos agentes em situações de risco.

Há quase um ano a Cidade passou a contar com uma central de inteligência: o Centro de Controle Operacional (CCO), onde forças de segurança e serviços municipais atuam conjuntamente, 24 horas por dia, no monitoramento das vias e equipamentos públicos, integrando, além do trabalho da Guarda Municipal, Polícia Militar, Defesa Civil, CET, Samu e Ouvidoria Municipal.

A construção da base compartilhada da GCM e Polícia Militar, em 2020, na Nova Entrada de Santos, aliou órgãos importantes de segurança e monitoramento. Localizada em um ponto estratégico, permite um tempo de resposta mais rápido das equipes de segurança.

Pandemia

Desde março de 2020, o efetivo da Guarda Municipal está mobilizado para o cumprimento das medidas de enfrentamento ao novo coronavírus. Entre as ações, a fiscalização do uso de máscara, comércio e aglomerações, além de barreiras sanitárias na entrada da Cidade, sempre buscando a orientação e a conscientização da população no combate à doença.

Planejamento

Neste ano, a Secretaria Municipal de Segurança e o comando da GCM promoveram uma divisão das áreas das suas coordenadorias, que agora passam a cobrir os mesmos locais de atuação da Polícia Militar e delegacias policiais, melhorando o planejamento e as atividades da guarda municipal.

“Nos últimos anos, a GCM vem passando por uma transformação bastante profunda, tanto nos seus equipamentos quanto a sua atuação na rua, passando de uma corporação essencialmente patrimonial para atuar ao lado do cidadão. Exemplo do seu valor tem sido o trabalho de orientação e fiscalização nessa pandemia da covid-19. Portanto, é motivo de muito orgulho ter uma Guarda Municipal à altura da cidade de Santos”, enfatizou o secretário municipal de Segurança, Sergio Del Bel.

A GCM em números

Efetivo: 368 ( 297 Homens e 71 mulheres)

Efetivo de cães : quatro (os animais são adestrados para auxiliar no patrulhamento, em ações preventivas, abordagens e no combate às drogas).

Equipamentos:
52 veículos, entre vans, motos, quadriciclos, botes, dentre outros

Aquisição de novas armas de condutividade elétrica (em licitação)

Aquisição de gás espagidor (em licitação)

100 novos rádios comunicadores digitais, entre móveis e fixos, para todas as coordenadorias da GCM

2 drones

Câmeras: 1.533 (meta de três mil até 2024)

Principais ocorrências atendidas em 2020/2021
-Perturbação do sossego
-Descumprimento do decreto municipal sobre a pandemia
-Pessoas em situação de risco
-Ações conjuntas (Forças-tarefas no comércio de ferros-velhos para coibir o comércio e receptação de produtos ilícitos)

Projetos:
Nova Sede da Seseg e GCM Santos no Centro Histórico

Foto: Divulgação Guarda Municipal de Santos